quinta-feira , 21 fevereiro 2019
  • Multientidades
    • Quem somos
    • Organizações Sociais
    • Paraisópolis
    • Atas da Multientidades
    • Regimento do site
    • Reg. interno do Fórum
    • Presenças Multi
  • Educação
    • Histórico
    • Educação Infantil
    • IDEB
    • IDESP
    • SARESP
    • Prova Brasil
  • Urbanização
    • Leis e Decretos
    • Mapa de Intervenções
    • Atas do Conselho Gestor de Urbanização de Paraisópolis
    • Mudanças no viário
    • Regimento Interno do Conselho
  • Publicações
  • Mostra Cultural
  • Contato

  • Notícias
    • Cidadania
    • Cultura
    • Educação
    • Esportes
    • Urbanização
    • Saúde
    • Cursos
    • Geração de Renda
  • Calendário de Eventos
  • Visite Paraisópolis
  • Jornal Espaço do Povo
  • Rádio Nova Paraisópolis ao vivo
Don't Miss
  • Paraisópolis celebra 12ª Mostra Cultural com a participação de mais de 14 mil visitantes
  • 12ª edição da Mostra Cultural acontece neste próximo sábado (16)
  • Paraisópolis realiza a 8° Semana Cultural
  • Governo do Estado entrega 112 unidades de habitação em Paraisópolis
  • Moradores de Paraisópolis relatam fraude ao tentar sacar recursos na Caixa Econômica Federal
  • Atendimento 8075/21 Term. Campo Limpo – Term. Morumbi terá itinerário alterado a partir de sábado
  • IPCA acelera alta a 0,32% em janeiro sob pressão de alimentos
You Are Here: Home » Cidadania » Conheça o trabalho de Dona Ana, diretora da escola Homero, em Paraisópolis

Conheça o trabalho de Dona Ana, diretora da escola Homero, em Paraisópolis

Posted by :Joildo Santos Posted date : 03/03/2015 In Cidadania, Cultura, Educação 0

Por Francisca Rodrigues para o Jornal Espaço do Povo

Esquerda: Kátia Cristina, Silvana do Carmo e Maria Márcia. Direita: Cidinha, dona Laís e dona Ana (Foto: Francisca Rodrigues)

Esquerda: Kátia Cristina, Silvana do Carmo e Maria Márcia. Direita: Cidinha, dona Laís e dona Ana (Foto: Francisca Rodrigues)

Nascida em São Paulo, em  1951,  Ana Maria Dufner Pássaro chegou em Paraisópolis em  agosto de 1997, vinte anos após a Escola Homero dos Santos Fortes ser inaugurada. Veio designada a  ser diretora da escola que,  na época, junto com a Etelvina de Goes Marcucci eram as únicas escolas da região. 

De acordo com dona Ana a quantidade de alunos já era muito grande e um dos  maiores problemas era o atendimento da demanda. “O Etelvina e o Homero não davam conta e foi uma das coisas que eu me envolvi bastante junto com o pessoal da comunidade e com a Diretoria de Ensino”. Junto com a COGESP, órgão que coordenava a escola na época,  a diretora ajudou a  identificar um terreno onde pudesse ser construído uma escola, foi quando surgiu  Maria Zilda, a terceira escola na região.
Antes de chegar na comunidade, dona Ana não conhecia o local onde iria trabalhar. Moradora do Butantã, ela saiu de uma escola onde trabalhou por 17 anos. “Foi uma saída triste para mim, porque a gente se acostuma com o local de trabalho”, comentou.  
De acordo com a diretora, após dois meses habituou-se com os alunos e com a comunidade. E, dois anos após sua chegada prestou um concurso para diretor da escola. “Eu  ingressei nessa época e tive a oportunidade de escolher. Decidi ficar aqui na comunidade, decidi ficar no Homero”.
Orgulhosa do trabalho que desenvolve junto com sua equipe, não hesita em dizer que ” a escola Homero é uma das  melhores escolas de Paraisópolis” e uma das melhores do Estado de São Paulo. “Haja visto as metas do IDESP que a gente sempre atinge e isso é motivo de orgulho para nós. Significa que nosso trabalho está surtindo os efeitos desejados. Esse trabalho sempre é calcado, ele é orientado pela Diretoria de Ensino, pelas nossas cabeças, porque ninguém trabalha sozinho no Homero” completa. 
A equipe da Escola Homero dos Santos Fortes
Toda edição o Jornal Espaço do Povo faz um recorte da história de pessoas que, de certa forma, contribuem para o  desenvolvimento da comunidade seja na educação, cultura ou saúde. Nesta edição, escolhemos falar da dona Ana, diretora da escola Homero. A nossa personagem  fez questão que sua trajetória na escola fosse contada junto com outras personagens que também fizeram a diferença no trabalho educacional em Paraisópolis.
Com o lema “Ninguém trabalha sozinho” dona Ana reuniu sua equipe, composta por mais cinco mulheres, para contar como o trabalho delas fez com que  a Escola Homero dos Santos Fortes se tornasse uma das melhores escolas públicas da região. Conheça a trajetória de cada uma delas a seguir:
Silvana do Carmo
Há  24 anos Silvana trabalha na comunidade, só de Homero tem 20. Tabalha há 26 anos no Estado, começou em Santana de Parnaíba. Quando chegou em Paraisópolis trabalhou no Homero, Maria Zilda, Etelvina e  também na Associação Crescer Sempre.
Kátia Cristina Misael Narciso
Trabalha há sete anos no Homero, está há pelo menos quatro como vice diretora da Escola da Família. Kátia também trabalhou no Maria Zilda durante dois anos. É professora efetiva,  foi convidada pela dona Ana para trabalhar na vice direção da escola. 
Maria Márcia B. Gallina
Chegou em Paraisópolis em 1993, como professora de matemática, quando o Homero ainda tinha da 5ª a 8ª série. Em 2002, se  tornou coordenadora a convite da dona Ana e desde então coordena o EFAI – Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º ao 5º ano. 
Maria Aparecida da Silva  – Cidinha – 
Está em Paraisópolis desde 2002. Há 10 anos trabalha no Homero, sua relação com a comunidade começou na escola Maria Zilda, onde era professora. Desde 2004 trabalha com EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Lair  Aparecida Dal-Ri 
Trabalha há 19 anos no Homero, é vice diretora no período da noite. Segundo ela, chegou em Paraisópolis com pouca experiência  e foi aprendendo a conhecer e a lidar com pessoas.  

Compartilhar:

  • E-mail
  • Imprimir
  • Facebook
  • Twitter
Tags
comunidadeCulturaEducação
tweet
Bruna Marquezine divulga foto da novela que terá Paraisópolis como cenário
Assista a chamada para a Novela I ❤ Paraisópolis e curta a página administrada pela comunidade

About Joildo Santos

Editor do Jornal Espaço do Povo

Related posts

  • Paraisópolis realiza 12ª Mostra Cultural neste sábado (16)

    13/09/2017

  • Campanha ADOTE UM ALUNO em Paraisópolis

    14/05/2017

  • Fazer o bem sem ver a quem

    23/05/2016

  • Programa “Como Será?” de Sandra Annenberg da ...

    15/06/2015

Leave a Comment

Clique aqui para cancelar a resposta.

Eventos futuros

fev
28
qui
08:30 Reunião mensal do Forum Multient...
Reunião mensal do Forum Multient...
fev 28@08:30 – 12:00
 
mar
14
qui
14:00 2a reunião da Comissão Organizad...
2a reunião da Comissão Organizad...
mar 14@14:00 – 16:00
 
mar
28
qui
08:30 Reunião mensal do Forum Multient...
Reunião mensal do Forum Multient...
mar 28@08:30 – 12:00
 
abr
17
qua
14:00 3a reunião da Comissão Organizad...
3a reunião da Comissão Organizad...
abr 17@14:00 – 16:00
 
abr
25
qui
08:30 Reunião mensal do Forum Multient...
Reunião mensal do Forum Multient...
abr 25@08:30 – 12:00
 
maio
16
qui
14:00 4a reunião da Comissão Organizad...
4a reunião da Comissão Organizad...
maio 16@14:00 – 16:00
 
maio
30
qui
08:30 Reunião mensal do Forum Multient...
Reunião mensal do Forum Multient...
maio 30@08:30 – 12:00
 
jun
19
qua
14:00 5a reunião da Comissão Organizad...
5a reunião da Comissão Organizad...
jun 19@14:00 – 16:00
 
jun
27
qui
08:30 Reunião mensal do Forum Multient...
Reunião mensal do Forum Multient...
jun 27@08:30 – 12:00
 
jul
25
qui
08:30 Reunião mensal do Forum Multient...
Reunião mensal do Forum Multient...
jul 25@08:30 – 12:00
 
Ver calendário
Adicionar
  • Adicione ao Calendário Timely
  • Adicione ao Google
  • Adicione ao Outlook
  • Adicione ao calendário Apple
  • Adicione a outro calendário
  • Export to XML

© Copyright 2013, All Rights Reserved. | Powered by WordPress | Designed by bdayh
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.