Categorias
f Notícias

Ministra da Cultura Marta Suplicy visita Paraisópolis e se compromete a apoiar projetos da comunidade

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zIY0vfngRJg[/youtube]

001

DSC_0364
A Ministra foi recepcionada pela Orquestra Filarmônica de Paraisópolis

A Ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitou nesta sexta-feira, 02 de agosto, a comunidade de Paraisópolis. Durante a visita, a ministra assistiu apresentações dos alunos da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, regida pelo Maestro Paulo Rydlewski e elogiou o projeto desenvolvido. “Eu gostei muito da Orquestra, me lembrou muito as orquestras que a gente tinha nos CEUs. Os meninos são talentosos e o maestro muito compenetrado e dedicado” destacou a ministra.

Marta Suplicy visitou o Telecentro Paraisópolis, inaugurado em sua gestão a frente da prefeitura de São Paulo. Na foto Juliana Oliveira atual Secretária-Geral da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis e Presidente do Conselho Gestor do CEU Paraisópolis, que foi orientadora e supervisora do Telecentro Paraisópolis

 

 

Marta Suplicy conheceu os alunos do Judô Paraisópolis, os alunos da Unidade Paraisópolis da Escola Antonietta e Leon Feffer, visitou o Telecentro Paraisópolis, inaugurado durante sua gestão como Prefeita e visitou o Curso “Mãos de Maria”, onde sugeriu que as alunas pudessem desenvolver um projeto gastronômico cultural. Marta também assistiu a uma apresentação das alunas do Ballet Paraisópolis, dirigido pela bailarina Mônica Tarragó, e mais tarde foi convidada para um café na sede da União dos moradores e do Comércio de Paraisópolis, e assistiu a um vídeo da Escola de Música do Grotão, a ser construída na comunidade.

dsc_0451
Ministra Marta Suplicy, Yvone Brito – Professora do Curso Mãos de Maria, Rejane dos Santos – Presidente da AMP e Luzia Rosa – Diretora da AMP e Coordenadora do Curso/Buffet Mãos de Maria

“É uma delícia vir aqui, a gente sempre vê coisa nova. Paraisópolis é a comunidade mais dinâmica e criativa, e eu visito sempre. Vi o Ballet, fiquei bastante impressionada com o trabalho da professora Mônica Tarragó, ela realmente é apaixonada, destacou a ministra.

Após o café, a ministra concedeu uma entrevista à Radio Nova paraisópolis, onde destacou a organização e desenvolvimento da comunidade. “Nós temos que dar muita atenção à Paraisópolis, para que fique cada vez mais desenvolvido”, destacou a Ministra.

DSC_0378
A Ministra foi premiada pelos alunos do Judô Paraisópolis com uma medalha

Questionada sobre como ela poderia ajudar Paraisópolis, a ministra disse dar total apoio para a elaboração de projetos, assim como ajudar na busca de patrocinadores, e se propôs ainda a ajudar anualmente a Escola de Música. “Paraisópolis receberá uma injeção de recursos como nunca teve na área de cultura e urbanização, e eu fico muito feliz, vocês merecem e era isso que estava faltando. Era uma promessa do Prefeito Haddad, e da Presidente Dilma Rousseff.”

IMG_0129
A Ministra da Cultura concedeu entrevista na Rádio Nova Paraisópolis e foi convidada a voltar à comunidade na Semana de Paraisópolis em Setembro

A ministra explicou sobre o projeto “Vale Cultura” a ser implantado na cidade de São Paulo. Segundo ela, o Vale funcionará como um cartão de crédito, e será aceito em teatros, cinemas, museus, além de permitir a compra de instrumentos musicais. As empresas participantes deverão cadastrar-se e poderão pedir isenção, assim como a Lei Rouanet. “As pessoas vão poder comprar livro, revista, ir ao cinema, comprar instrumento musical, será um projeto muito legal”, destacou a Ministra.

Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis fez um convite à Ministra da Cultura Marta Suplicy para uma visita à semana de Paraisópolis, que acontece de 16 a 22 de setembro. Durante a visita, a ministra fez um convite ao Ballet Paraisópolis e a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, para que participem da abertura do evento que vai selecionar os artistas que se apresentarão na Copa do Mundo, que irá acontecer no dia 08 de agosto no Itaquerão.

Após a entrevista na Rádio, a ministra visitou os dois grandes artistas da comunidade de Paraisópolis, Berbela, que lhe presenteou com uma joaninha e um coração feito com correntes de motocicleta, e Estevão Conceição, o chamado “Gaudí” de Paraisópolis.

IMG_0146A visita contou com a participação de Gilson Rodrigues – Presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Joildo Santos – Vice-Presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis; Rejane dos Santos – Presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis; Juliana Oliveira – Pres. do Conselho Gestor do CEU Paraisópolis, Carla Thomas – Gestora do CEU Paraisópolis, André Malavazi – Coordenador de Ação Esportiva do CEU Paraisópolis, Rachel Braun – Diretora da Escola da Comunidade do Colégio Visconde de Porto Seguro; Wagner Rebehy do Escritório UTT; Juliana Gonçalves – Vice-Presidente da Federação das Mulheres Paulistas; Luzia Rosa, Coordenadora do Curso/Buffet Mãos de Maria; Emerson Moura – Coordenador do Judô Paraisópolis; Neuza Vicente – Grupo Harmonia; Manuela Braga, Presidente da União Brasileira dos Estudantes (UBES); de Leo Varella – Gerente da Agencia do Banco do Brasil; Vagner Esteves – Gerente da Agencia Paraisópolis do Banco Bradesco, Marcos Talarico – Morador do Morumbi, Valério Bemfica – Representante do Min. da Cultura em São Paulo, além dos artistas da comunidade Berbela e Estevão.

005
Ministra Marta Suplicy também foi recepcionada por Neuza Vicente do Grupo Harmonia

Vídeo do ensaio da Orquestra

[nggallery id=30]

Por Joildo Santos

Editor do Jornal Espaço do Povo

Uma resposta em “Ministra da Cultura Marta Suplicy visita Paraisópolis e se compromete a apoiar projetos da comunidade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.