Categorias
Cidadania Saúde

Mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer exame gratuito de mamografia pelo SUS

Do site do Jornal Espaço do Povo

home-cancer-mamaA partir de março, mulheres paulistas com idades entre 50 a 69 anos poderão fazer exames gratuitos de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem precisar ter o pedido médico em mãos. A medida integra o programa “Mulheres de Peito” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, tem como objetivo ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama.

Para fazer o exame, basta procurar um posto de saúde e fazer o agendamento. Para mulheres nascidas em anos pares, a previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário ou no máximo em até 45 dias após a solicitação do exame.Já as mulheres que nasceram em ano ímpar poderão fazer o pedido do exame no ano que vem, também no mês do aniversário. O resultado deverá ser retirado na própria UBS em que foi feito o agendamento.

Mulheres nascidas em ano ímpar, mas que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia também poderão fazer o pedido este ano. Dependendo do resultado do exame, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

Por Joildo Santos

Editor do Jornal Espaço do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.