Categorias
Cidadania Cursos Esportes f

Paraisópolis lança projeto de esgrima para crianças e recebe o medalhista olímpico Renzo Agresta

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vgRif6XM8cI[/youtube]

IMG_8913A manhã desta segunda-feira, 31, foi especial na comunidade de Paraisópolis, que recebeu os atletas esgrimistas Renzo Agresta, medalhista olímpico que representou o Brasil em três olimpíadas, Henrique Rochel, Bernardo Schwuchow e Marcos Ruzzi, para o lançamento do projeto “Mosqueteiros de Paraisópolis”.

“O projeto é a realização de sonhos aqui em Paraisópolis. A palavra de ordem [Um por todos e todos por um] que lembramos com relação ao esgrima tem muito a dizer sobre a luta de Paraisópolis, pois sempre a comunidade se organizou para defender seus ideais”, se orgulhou Gilson Rodrigues – presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP).

Os atletas apresentaram o esporte às crianças da comunidade e deram uma demonstração das principais regras da esgrima. “Estou muito feliz com essa parceria. É um projeto que tem tudo para dar certo. Estamos torcendo e dando o nosso melhor para que possamos crescer e ajudar cada vez mais a comunidade. Além de campeões, buscamos fazer também pessoas melhores”, comentou o esgrimista Renzo Agresta.

IMG_8767Com o lema “Um por todos e todos por um”, o projeto “Mosqueteiros de Paraisópolis” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Esgrimistas (ABE) em parceria com a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP). O curso terá duração de três meses e será desenvolvido por atletas da ABE.

O projeto surgiu a partir da ideia de alguns atletas em poder trazer o esgrima para as comunidades e tem como objetivo, além de divulgar o esporte, fortalecer a categoria de base e oferecer o curso para crianças. “Acreditamos que a esgrima é um esporte que traz muitos benefícios, como a capacidade de concentração, raciocínio e preparo físico. Apesar de individual, ele socializa. É um esporte muito abrangente”, explicou Maria Júlia Herklotz – presidente da Associação Brasileira de Esgrimistas (ABE).

IMG_8986

Gilson Rodrigues lembrou que as inscrições do projeto já estão abertas e que esta é a oportunidade para que muitas crianças tenham acesso ao esporte. “Nada é impossível para quem sonha e luta, Quem quiser ser esgrimista profissional e ser também um medalhista de ouro, é possível, desde que haja dedicação e esperança”. concluiu.

IMG_0059Para Carolina Pontes, uma das idealizadoras do projeto, além de promover o acesso das crianças ao esporte, o principal objetivo é levar tudo que a esgrima tem de bom, como disciplina, concentração, e respeito ao próximo. “A esgrima mudou minha vida e se conseguirmos promover essa mudança nas crianças será maravilhoso”, se emocionou ela.

Por Joildo Santos

Editor do Jornal Espaço do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.