Categorias
Cidadania Cultura

Paraisópolis realiza 12ª Mostra Cultural neste sábado (16)

 No próximo sábado (16), a segunda maior favela de São Paulo irá promover  atividades de cultura e educação na décima segunda edição da Mostra Cultural de Paraisópolis. Criada há 11 anos, a Mostra é considerada o maior evento cultural realizado em uma comunidade na cidade de São Paulo.

Com o tema "Desperto, Descubro, Realizo", este ano, a mostra acontece no 'Dia de Paraisópolis'.  A  celebração está incluída no calendário Oficial de Datas da cidade de São Paulo.  

O Festival inicia às 09h com a apresentação do coral de Paraisópolis, do programa Einstein da Comunidade, no anfiteatro. Em seguida, no mesmo local,  a escola Movimento e Danças apresenta dança e canto. Enquanto isso, no palco externo,  o CCT Paraisópolis faz percussão e dança.  Muitas atividades acontecem simultaneamente em locais diferentes.  

Com a participação de onze mil estudantes e moradores na última edição, o Festival é organizado por educadores, artistas, ativistas sociais e lideranças comunitárias, com a participação de mais de 50 instituições que atuam na comunidade – entre escolas, associações, ONGs e empreendimentos socioculturais. Desde 2016, a Fundação Via Varejo, por meio das Casas Bahia, vem apoiando a Mostra Cultural de Paraisópolis, e nesse ano contou com uma campanha de financiamento coletivo para custear suas oficinas..

Durante o ano é oferecida uma série de atividades prévias de formação para os educadores, além de oficinas culturais, que buscam a valorização da rica produção cultural das crianças, jovens e artistas de Paraisópolis.  A décima segunda edição agrega novos temas com a ampliação da rede Paraisópolis e vai além de uma mostra cultural, oferecendo oficinas preparatórias, concurso de logomarca e de redação, além de três encontros socioeducativos. O resultado é apresentado em um dia no Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis, localizado na Rua José Augusto de Souza e Silva.  A programação pode ser conferida no site: https://goo.gl/MA3Kw7 

 

A Mostra contará com a participação de Valdeck de Garanhuns com apresentando um show de contação de histórias no palco externo as 15h15.

O festival conta com a curadoria da Associação das Mulheres de Paraisópolis, Casa da Amizade, Escola Homero, União dos Moradores e Unisa.

 

Serviço

XII Mostra Cultural de Paraisópolis

Data: 16 de setembro

Horário: 09h às 17h

Local: CEU Paraisópolis

Endereço: Rua José Augusto de Souza e Silva s/n

Entrada gratuita

Por Joildo Santos

Editor do Jornal Espaço do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.