Categorias
Destaque

Projeto propõe criação dos Jogos Municipais do Idoso em São Paulo

PL (Projeto de Lei) 355/18, de autoria do vereador Antonio Donato (PT), propõe a organização dos Jogos Municipais do Idoso, voltado a atender as necessidades da população com mais de 60 anos de idade.

Segundo a justificativa do PL, que tem a coautoria da vereadora Adriana Ramalho (PSDB), a iniciativa se enquadra nas práticas preconizadas pelo Estatuto do Idoso, de 1997, que defende o direito às práticas culturais, esportivas e de lazer como fundamentais para a qualidade de vida dessa faixa etária.

Ainda entre as justificativas, o texto, em tramitação na Câmara, destaca o ritmo de crescimento acelerado do número de pessoas idosas no país, tendência verificada nos censos demográficos das últimas décadas. Segundo informa o PL, em 1960, eram três milhões de idosos no Brasil; e em 2002, 14 milhões. E a estimativa é a população idosa chegar a 30 milhões em 2020.

Embora as secretarias da Prefeitura Municipal de São Paulo mantenham equipamentos e atividades específicas para os idosos, segundo o texto proposto, não há um evento esportivo oficial, competitivo e organizado, dedicado a este público, daí a ideia, inspirada, segundo os autores, nos Jogos Regionais do Idoso (JORI), organizados pelo Governo do Estado de São Paulo.

Por Joildo Santos

Editor do Jornal Espaço do Povo