You Are Here: Home » Visite Paraisópolis

Visite Paraisópolis

 

CIRCUITO PARAISÓPOLIS DAS ARTES

Lançado no dia 16 de setembro de 2013, o Projeto “Paraisópolis das Artes” tem por objetivo, promover um passeio pelos principais pontos de referência de Paraisópolis. Destacando os artistas da comunidade, projetos e lugares que contribuem pela construção de uma Nova Paraisópolis.

O passeio inicia na Sede da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP). Os visitantes poderão conhecer um pouco da história da comunidade, da fundação da União dos Moradores e os principais projetos desenvolvidos, através dos diretores e colaboradores.

Após sair da Sede da União, os visitantes serão direcionados ao estúdio da rádio comunitária “Nova Paraisópolis 87,5 FM”, onde poderão assistir a realização de um programa, e conhecer alguns locutores da comunidade.

Dando continuidade ao passeio, serão encaminhados a diferentes lugares, onde conhecerão os artistas e pontos importantes de Paraisópolis.

Com início na oficina mecânica do Berbela, um grande artista plástico e morador da comunidade. Berbela constrói suas obras de arte a partir de peças automotivas, como sucatas de metal e lixos químicos, dando vida a todo tipo de material descartado em sua oficina.

Continuando o passeio ao Circuito, entraremos na Viela do Palmeirinha, onde será possível ver o único campo da comunidade e presenciar uma aula dos alunos do projeto Rugby Para Todos… Depois, caminharemos pela Viela Luciana e iremos até a Biblioteca BECEI, conheceremos o espaço e o funcionamento da 1ª biblioteca criada dentro de uma comunidade.

Após seguiremos caminho até a casa do escultor Estevão, também conhecido como Gaudí de Paraisópolis, onde será possível entrar em uma linda Casa de Pedra, cheios de acessórios e objetos comuns como xícaras, pires e pratos, que por fazerem parte da estrutura da casa, ganham um charme e uma sensação de fantasia para o visitante. Continuando o passeio, percorremos algumas ruas que pertencem à região central de Paraisópolis, e os visitantes serão direcionados para o Projeto Ballet Paraisópolis, onde conhecerão a diretora e bailarina Mônica Tarragó, que apresentará o projeto. Ainda no Ballet Paraisópolis será possível assistir um pouco da aula, e conhecer algumas alunas do projeto.

Seguindo nosso passeio, os visitantes poderão incluir ao Circuito Paraisópolis das Artes conforme tempo hábil, alguns projetos como a Casa de PET do Srº Antenor, mais um artista da comunidade que revelou o seu talento ao construir uma casa introduzindo garrafas PET, mostrando formas diferentes de pensar, viver e construir. Poderemos visitar o Programa Escola do Povo, projeto de Alfabetização de Jovens e adultos que já alfabetizou mais de 3 mil moradores de Paraisópolis, a Associação das Mulheres de Paraisópolis, que realiza diversos projetos voltados para as mulheres da comunidade.

Também poderão visitar as obras de urbanização, como a Avenida Perimetral, o Parque Sanfona e o Condomínio E, que recebeu o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal, sendo considerado referência por utilizar padrões sustentáveis em sua construção.

Após isso, serão encaminhados à Viela Souza, onde poderão avistar o local que abrigará a Escola de Música do Grotão.

Em seguida, os visitantes serão dirigidos a sede da União, onde o passeio será finalizado.

O Circuito permite ao visitante, conhecer muitas maravilhas da nossa comunidade.

O projeto conta com Patrocínio da LG e da Dudalina, via Lei de Incentivo à Cultura do Estado de SP, ProAC ICMS.

Venha nos conhecer, Visite Paraisópolis das Artes!
Circuito Paraisópolis das Artes
“A cultura como ponte para integração e desenvolvimento social.”

Entre em contato pelo formulário abaixo e entraremos em contato.

free vector