Paraisópolis Inaugura Banca do Futuro – A biblioteca dos Sonhos

Banca do Futuro

Plantada no meio de um dos bairros mais luxuosos do Brasil, Paraisópolis acolhe mais de 80 mil habitantes, sendo considerada a segunda maior favela de São Paulo e a quinta do país. Da comunidade, que apresenta 15.000 analfabetos, 31% são jovens e há um grande déficit de vagas no ensino fundamental, não havendo escola técnica, nem universidade.

A “Banca do Futuro – a biblioteca dos sonhos” é um espaço em que o livro é um brinquedo e a leitura, um grande divertimento! Adaptada numa banca de revista, a Banca do Futuro dispõe de um acervo diversificado de livros literários infanto-juvenis, e os leva para onde a criança brinca, transformando o momento da leitura numa brincadeira. A Banca do Futuro oferece, também, um espaço para apresentações de teatro de fantoches, contações de histórias, dramatizações, saraus, lançamentos de livros e várias outras atividades culturais. A Banca está instalada na frente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis. A associação tem desenvolvido um importante trabalho comunitário, dentre os quais os referentes às áreas educacional e cultural. Desde 2003, a Associação vem investindo em alfabetização – através do programa Escola do Povo, visando erradicar o analfabetismo – e dinamização de espaços de integração social.

A Supra RSC – Responsabilidade Social Corporativa é a unidade de negócios responsável pela criação e implementação de projetos da Supra Participação e Administração, empresa paulista que, durante muitos anos, atuou na captação de recursos para viabilização de projetos culturais os mais diversos, através da aplicação das leis de incentivo. Além de desenvolver os seus próprios projetos, a Supra RSC também firma parcerias com outros produtores culturais, objetivando, sempre, disponibilizar para o maior número de pessoas produtos artístico-culturais com forte conotação educacional, social e sócio-ambiental. Um dos seus parceiros é a Estação das Formas, empresa baiana que atua na área educacional, cultural e de responsabilidade social desde 2001. Vem desse ano a criação do projeto piloto da “Banca do Futuro – a biblioteca dos sonhos”, concebido, preferencialmente, para atender escolas da rede pública de ensino.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SÃO PAULO

O programa de Ação Cultural – PAC, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, incentiva projetos na área artístico-cultural, como a criação de novos espaços de cultura, para fortalecimento da movimentação artística no estado. Através deste programa, com o apoio da Avon Cosméticos, o projeto Banca do Futuro se fez possível em cinco municípios do estado de São Paulo.

A Banca do Futuro será inaugurada dia 14 de março às 10h. Rua Ernest Renan, 1366.

Haverá contadores de histórias, apresentação de teatro de bonecos e outros para as 600 crianças convidados a participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *