II Semana Cultural das Bibliotecas de Paraisópolis

II SEMANA CULTURAL DAS BIBLIOTECAS DE PARAISÓPOLIS TERÁ CAFÉ LITERÁRIO COM POESIA, EXPOSIÇÃO DE FOTOS, LANÇAMENTO DE LIVROS, SARAU, INAUGURAÇÃO DE SALA DE CINEMA, TEATRO E CAMINHADA

Uma semana inteira de atividades culturais na comunidade. Isso parece um sonho a ser realizado, mas em Paraisópolis, a segunda maior favela do Estado de São Paulo, esse sonho se torna real com a concretização da II Semana Cultural das Bibliotecas de Paraisópolis que tem por objetivo promover ações voltadas para divulgação da cultura produzida na comunidade através das Bibliotecas Comunitárias. Antecedendo a Virada Cultural de São Paulo, promovida pela Secretaria da Cultura, o encontro acontecerá entre os dias 22 e 26 de abril. Um café literário com a escritora e pedagoga Fanny Abamovich abrirá o evento às 9 horas no Espaço Cultural e Esportivo BOVESPA e o encerramento se dará com a Caminhada Cultural.

A necessidade de organizar uma Semana Cultural surgiu do interesse de integrar todas as ações das Bibliotecas Comunitárias uma vez que se constatava que os moradores não se sentiam parte atuante desses espaços e as ações culturais aconteciam de forma isolada em cada uma das instituições. A partir da primeira edição, em 2006, definiu-se a importância da ação, pois estes espaços atuam na formação do indivíduo, atendendo suas necessidades e desejos de lazer, informação e cultura, por meio do acesso aos diferentes portadores de texto, como por exemplo, livros, jornais, folhetos, revistas, fotos e acervo digital.

A missão das entidades idealizadoras é incentivar a leitura, garantir o acesso da população aos acervos, divulgar as atividades culturais produzidas nas diferentes organizações, apoiar o Protagonismo Juvenil, proporcionar um espaço de troca de informação e vivência cultural de forma diferenciada e lúdica, estimular o interesse pelas artes como forma de conhecimento e tornar público a produção cultural da Comunidade de Paraisópolis.

A II Semana Cultural das Bibliotecas de Paraisópolis tem a participação das quatro organizações que possuem Bibliotecas Comunitárias: Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis – PECP, Espaço Esportivo e Cultural BOVESPA, BECEI e União dos Moradores. Como produto final, pretende-se organizar um acervo que visa contribuir para o registro da memória da produção cultural de Paraisópolis, por meio de documentários: livros e vídeos.

Paraisópolis é a segunda maior favela do Estado de São Paulo, encravada no bairro do Morumbi, um dos bairros ricos do Brasil, com índices de desenvolvimento comparados aos de bairros europeus. A falta de perspectiva e condições de vida levou Paraisópolis a ser a segunda maior favela de São Paulo e a quinta maior do país.

Informações à imprensa:
Projetos sociais de Paraisópolis
ReDe Comunicação e Assessoria
Marina Gil – (11) 3061-3353 / (11) 8272-6526 – marina.gil@redeonline.net

Pres. União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis
Gilson Rodrigues – (11) 3743-3204 / (11) 8590-8991 – gilsonrodriguez@gmail.com
www.escoladopovo.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *