Todos pelo Paraisópolis

Gilson Rodrigues*

A eleição está por todos os lugares. Para qualquer canto que olhemos assistimos a um desfile de rostos, números e partidos. Na TV, rádio, ruas, feiras, com panfletos aos montes e centenas de carros de som, se misturando em nossa mente mil propostas e argumentos em busca do nosso precioso voto. Mas isso tudo nos interessa? Com tanta coisa para ocupar a cabeça vale a pena arrumar mais esta? Vale, e muito!
Votar é um ato político e transformador, para que possamos ver um outro jeito de existir o nosso Paraisópolis, devemos ter consciência e não negociar nosso voto, não nos deixar enganar com sorrisos e tapinhas nas costas, usar o nosso poder de percepção, não cair nas promessas absurdas que nunca veremos aplicadas.
O prefeito(a) e os vereadores(as) que vencerem estas eleições terão muita responsabilidade em nossas vidas nos próximos quatro anos. Morar com dignidade, vagas em escolas e creches para os nossos filhos, empregos, tudo isso está em jogo nesta eleição. Se os candidatos não se comprometerem conosco agora, não será depois de eleitos que olharão para a nossa comunidade. Procure os candidatos que melhor nos representa.
Esta é a hora exata para colocarmos em prática toda nossa exigência e consciência cidadã, votando com sabedoria e esperança de que cada vez mais tenhamos nossos direitos fundamentais garantidos.
Foi pensando nisso, que a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis se preparou como nunca para estas eleições, com um amplo debate em nossa diretoria, consultando as entidades e os comerciantes mais ativos do Paraisópolis e realizando a primeira Conferência Livre da Juventude de Paraisópolis. Buscamos os governos estadual, federal e municipal para conhecer os seus programas e o mapa social de nossa comunidade, lançamos pontes para entidades que representam os estudantes, trabalhadores, mulheres, moradores do Morumbi e até o Jockey Clube. Chegamos as nossas três grandes bandeiras:

  1. Urbanização com garantia de moradia para todos
  2. Educação da alfabetização à universidade
  3. Qualificação e emprego com carteira assinada

Assim, pela primeira vez conseguimos inverter a conversa. Não será o Paraisópolis que apoiará um candidato a prefeito ou a vereador, mas os candidatos a prefeito e a vereador que devem apoiar o Paraisópolis. Com essa idéia em mente convidamos os candidatos a prefeito a visitarem a nossa comunidade, e recebemos Marta Suplicy, Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab em nossa Associação. E de forma inédita, todos eles assumiram o compromisso de que se eleitos irão lutar pelas bandeiras escolhidas por nós. Da mesma forma dezenas de candidatos a vereador seguiram o mesmo caminho, e a nossa comunidade sairá dessas eleições com mais força e autoridade para exigir que os eleitos cumpram os compromissos firmados com o povo de Paraisópolis.
*Gilson Rodrigues é presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Coordenador-geral do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos Escola do Povo, membro do Conselho Nacional de Juventude, membro do Conselho Gestor de Urbanização de Paraisópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *