Alunos da rede pública fazem arte em Paraisópolis

Alunos da rede pública de ensino participam da terceira Mostra Cultural de Paraisópolis.
As crianças também aprendem a fazer arte com materiais recicláveis e a importância para o meio ambiente. É preciso relaxar. Se preparar. Aquecer a voz.
“Este é o nosso primeiro momento, não só para a apresentação que teremos hoje, mas diariamente quando nós nos encontramos para cantar, nós fazemos alongamento, aquecimento vocal”, diz Kenia Muraoka, preparadora vocal.
Como artistas de verdade eles querem estar perfeitos na apresentação. Claro, às vezes é difícil esconder o nervosismo. Ainda mais quando se pisa pela primeira vez num palco, mas a alegria de estar aqui supera qualquer dificuldade.
“A gente é como se fosse uma família, me sinto muito a vontade com eles, muito feliz”, diz Aline Oliveira Santos, 11 anos.
Grande parte desses alunos nunca viu um espetáculo de música, dança ou uma peça de teatro e agora têm a oportunidade não só de assistir, mas de fazer arte.
Hoje no palco improvisado na quadra da escola essas crianças e jovens viveram um dia muito especial. Afinal não é qualquer um que levanta uma platéia apenas com pneus usados, tambores de plástico e latinhas nas mãos.
Desde o inicio do ano os alunos de escolas publicas de Paraisópolis participam de oficinas de dança e musica e aprendem como materiais que iriam para o lixo podem se transformar em arte. A prova esta no palco e na exposição com os trabalhos feitos durante o ano.
“Essa mostra nos oportuniza levar as crianças a se envolver tanto com os aspectos culturais quanto com os educacionais e mostrar todos os seus potenciais de educação, de aprendizagem”, afirma Marlene Santos, organizadora da mostra.
Das ruas estreitas da segunda maior favela de São Paulo pode sair um grande talento, ou não. O importante é que hoje todos eles se sentiram estrelas de verdade. Matéria | Vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *