Teatro Vocacional no CEU Paraisópolis

Uma atividade gratuita para jovens e adultos, que ocorre uma vez por semana, até novembro, no CEU da comunidade.
vocaapresenta_1238624094Continuam abertas as inscrições aos interessados em participar do projeto ‘Teatro Vocacional’, no CEU Paraisópolis, para as turmas de quarta-feira e domingo.
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o programa foi criado em 2001, e visa incentivar o fazer teatral, com o intuito de formar ou orientar grupos de teatro amador na região. O termo vocação é usado no sentido de um desejo interno de transformação contínua, e não somente talento.
O projeto não é uma oficina e nem um curso básico de teatro com duração reduzida. O projeto consiste em desenvolver um trabalho contínuo de preparação para o “fazer artístico”. Isto significa que busca atender a todos os cidadãos com aulas, orientação de montagens e estímulo a ação, incentivando também os participantes a refletirem sobre ética e cidadania por intermédio da linguagem teatral.
“A nossa idéia é desenvolver um trabalho artístico em conjunto com os participantes, isto é, não iremos trazer algo pronto para ser feito, mas sim estimular a criação, tendo como resultado uma produção artística coletiva, em que os participantes são ‘co-autores’ do seu próprio desenvolvimento e também do desenvolvimento do grupo”, comenta Geraldine Quaglia, artista orientadora responsável por duas turmas do projeto no CEU Paraisópolis.
Além de aulas de iniciação encaminhadas para a formação de novos grupos, integram o projeto idas ao teatro e uma gama de outras atividades que possibilitam a troca de experiências entre os artistas da região e o acesso à elaboração de um pensamento estético conseqüente e autônomo.
O projeto teatro Vocacional é aberto para jovens e adultos, sem experiência em teatro, com alguma experiência, e para grupos de teatro já formados da região.
No CEU Paraisópolis ainda há vagas para as turmas de quarta-feira das 17 às 20 horas, especialmente criada para atender os maiores de 17 anos da comunidade, e para a turma de domingo das 14 às 17 horas, aberta para maiores de 14 anos. Grupos de teatro já existentes na região também podem buscar orientação dos artistas nestes horários.
A artista orientadora responsável pela turma de quarta-feira é a atriz, arte-educadora e diretora teatral Geraldine Quaglia. (Com experiência progressiva de 20 anos na área artística, já atuou em diversos espetáculos, tanto infantis como jovens e adultos, seriados de TV e em curtas-metragens. Desde 1994 trabalha na criação, coordenação e implementação de projetos culturais direcionados aos jovens, sendo que por este trabalho dirigiu espetáculos amadores e profissionais. É fundadora do Núcleo G&G, um grupo de teatro profissional, voltado a produzir peças teatrais para adolescentes e jovens. Formada em comunicação social atua também como jornalista.)
Os interessados em participar do Teatro Vocacional no CEU devem realizar inscrição de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados e domingos das 11h às 17h, no núcleo cultural da sede do CEU Paraisópolis, ou aparecer na hora da atividade e fazer a inscrição diretamente com o artista orientador da turma.
As atividades do Projeto são gratuitas.
O CEU Paraisópolis também abriga o projeto DANÇA VOCACIONAL, que ocorre aos sábados, com turmas das 14 às 17 horas, para maiores de 14 anos, e das 17 às 19 horas, para mulheres maiores de 30 anos da região.
O CEU Paraisópolis é um espaço público, e deve ser ocupado pela comunidade.
(Rua Dr. José Augusto de Souza, telefone – 3291-2636).

Joildo Santos

4 comentários sobre “Teatro Vocacional no CEU Paraisópolis

  1. EU GOSTEI DE TER UM MEIO DE DIVULGAÇAO DO CEU PARAISOPOLIS PELAS INTERNET. SO QUE EU ACHEI QUE DEVIA TER MAIS FOTOS DAS APRESENTAÇAOE FEITAS NO CEU E PRINCIPALMENTE AS APRESENTAÇAOS FEITAS PELOS QUE FAZEM CURSO NO CEU DE EXEMPLO:O TEATRO,A DANÇA VOCACIONAL ETC…TAMBEM SENTI FALTA DAS DIVULGAÇOES DAS APRESENTAÇOES DESSES GRUPOS QUE FAZEM CURSO NO CEU NA INTERNET. GOSTARIA QUE ME RESPONDESSE POR FAVOR.ATENCIOSAMENTE DAIANA ANDRADE LEITE UMA DAS USUARIAS DO CEU E ALUNA DO TEATRO VOCACIONAL.

    1. Cara Daiana, a manutenção deste espaço é feito de forma voluntária, ou seja, não possuímos uma equipe para coletar os eventos de irão acontecer, registrá-los e publicá-los
      Quando tiver algum evento que queira divulgar ou que queira mostra como aconteceu, estamos a disposição para receber esse material e publicá-lo para que toda comunidade possa conhecer o trabalho desenvolvido aqui
      Estamos a disposição desde já

  2. Poxa galera eu estou louca pra voltar para os braços do teatro que é minha vida!Não deixem de entrar em contato comigo por favor!!!Será uma honra fazer parte desse grupo,tenho disponibilidade aos finais de semana!Esterei aguardando o contato de vocês,e torço pra que esse projeto cresça pois é disso que nossa comunidade precisa,mostrar atrvés,da cultura que somos capazes de conquistar nosso direito como cidadão nesse mundo de injustiça!(6713-8268)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.