Virada Social completa sete meses de atuação em Paraisópolis

O programa Virada Social, ação do Governo do Estado de São Paulo coordenada pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), está completando sete meses de atuação em Paraisópolis. Com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade social da área e partindo do pressuposto de que a inclusão social é importante instrumento de segurança pública, o programa envolve 26 secretarias estaduais, municipais e outros órgãos de governo e prevê a realização de cerca de 120 ações efetivas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação, habitação, esporte, cidadania, meio ambiente, cultura, entre outras. Destas, 22 já foram concluídas, 75 estão em andamento e 15 em processo de articulação.
Estão previstas ações como a implantação de um parque público, a instalação do Centro de Integração da Cidadania – CIC, de um Telecentro e da Escola Técnica – ETEC. Para esta edição da Virada Social, foi incorporado o Projeto de Urbanização da Secretaria Municipal de Habitação- Sehab, que já está em andamento e conta com o apoio da população. Ele prevê, por exemplo, a construção de unidades habitacionais, uma Unidade Básica de Saúde, um CAPS e uma AMA, a Avenida Perimetral, entre outras obras que transformarão Paraisópolis em um bairro da Capital.
Em 19 de setembro foi inaugurado o Condomínio F com 126 unidades habitacionais, primeiro dos seis previstos com 1000 unidades a serem entregues até meados de 2010, conforme previsto no plano da Sehab. Nesse mesmo final de semana, a Virada Social trouxe a Paraisópolis a Virada Esportiva, que possibilitou a prática de esportes em seis locais da região. Em agosto, a Sehab concluiu a construção do Centro Comunitário Grotinho, que oferecerá atividades culturais.
A Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania já realizou duas Jornadas da Cidadania na região oferecendo diversos serviços, como inscrições para casamento comunitário, emissões de documentos e orientações sociais. Nestes eventos, realizados em junho e setembro, foram realizados 7,2 mil e 14,1 mil atendimentos, respectivamente.
Com diversos serviços à população, como realização de exames médicos, palestras, vacinação e emissão do Cartão SUS, a Jornada da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contou com a participação de 6412 pessoas, entre 25 e 27 de maio. Ainda em maio, a SMS implementou o Programa Saúde da Família com a criação de mais duas equipes para atuarem nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS I e II) de Paraisópolis, hoje contando com 13 equipes e uma cobertura de aproximadamente 52 mil famílias. Também foram implantados no bairro, pela SPTRANS, dois postos para informação, emissão e carregamento de Bilhete Único.
Em março, o Poupatempo Móvel, da Secretaria de Estado de Gestão Pública, permaneceu na Praça Moacyr Nicodemus – Rua Senador Otávio Mangabeira, s/nº e realizou mais de 4,1 mil atendimentos. Ainda neste mês, o Dia Mundial da Água foi comemorado com uma programação educativa e divertida da Sabesp para 1,3 mil crianças de escolas da região.
A próxima ação da Virada Social, marcada para 24 de outubro, será o casamento comunitário. Na ocasião, dezenas de casais se unirão sem qualquer custo.

Da Assessoria de Imprensa da Seads: (11) 2763-8131 / 8323

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *