Barracão dos Sonhos compartilha estrutura de seu Ponto de Cultura

Prezados Gestores das Entidades que atuam em Paraisópolis, parceiros e amigos
Gostaríamos de compartilhar nossa estrutura agora como Ponto de Cultura, estamos em pleno vapor desde o inicio do ano com um novo projeto que será permanente, de formação e com recursos para contratarmos profissionais de notória especialidade no campo do saber da cultura popular, em especial do samba de raiz.
Como é de conhecimento de todos no período pré-carnavalesco dezembro e janeiro, temos uma série de compromissos com as Escolas de Samba, esse ano nossa Unidos do Peruche retorna ao grupo da etile e nossa Unidos de Redentor em Tabõao da Serra é Campeã no Grupo de acesso, devido a esse todo trabalho, estamos enviando agora a vocês os informes do nosso Ponto de Cultura, nesse sentido caso alguma Organização de Paraisópolis tenha alguém que queira fazer esse CURSO DE FORMAÇÃO, estamos a inteira disposição e vamos garantir a VAGA.
O Perfil: pessoas que não tiveram oportunidade de estudar música, faixa etária acima dos 14 anos.
Como fazer inscrição
( Organizações Governamentais, Não Governamentais ou Grupos / Coletivos que já atuam no Paraisópolis e irão indicar pessoas interessadas ).
FAZER A INSCRIÇÃO POR E-MAIL, ONDE O CANDIDATO DEVERÁ ANEXAR UM PEQUENO CURRICULUM. E SERÁ MARCADO UMA ENTREVISTA.
E-MAIL: barracaodossonhos@ig.com.br
OU EM CASO DE ALUNOS DO PERÍODO NOTURNO DAS ESCOLAS HOMERO DO SANTOS FORTE E MARIA ZILDA GANBA NATEL, procurar o Prof. Dinho de Sociologia.
OU COMPARECER PESSOALMENTE NO BARRACÃO DOS SONHOS (Rua Deputado Laércio Corte, 111 – Rua do Cemitério do Morumbi )
AOS SÁBADOS DAS 12:30 AS 15:00 HS
SEGUNDAS,QUARTAS E SEXTAS DAS 20:00 AS 22:00 HS
Saudações Culturais
Dinho Rodrigues
UM RESUMO GERAL DAS ATIVIDADES NO PONTO DE CULTURA DO BARRACÃO DOS SONHOS
Em 2010: Aulas de percussão popular, violão e cavaquinho, teoria musical e a partir de junho, todo mês uma grande roda de samba com vários músicos consagrados.
Em 2011: Aulas de percussão popular, violão, cavaquinho, banjo, composição, arranjo, teoria musical, 4 grandes oficinas com grandes Mestres e intercâmbio com sambistas da Unidos do Peruche, Morro do Querosene com Orquestra de Berimbaus de Mestre Dinho Nascimento e Casa de Cultura do Butantã no Samba na Cumbuca.
Em 2012: Aulas de percussão popular, violão, cavaquinho, banjo, composição, arranjo, teoria musical e sopro e dois intercâmbios, no Samba do Ouro Verde em Santos.
Aulas semanais em diversos horários, inclusive aos sábados e domingos.
História da Música Popular Brasileira e Sociologia.
Compositores que serão estudados: Ney Lopes, Cachimbinho, Paderinho, Martinho, Jovelina Pérola Negra,Dona Ivone Lara, Monarco, Paulo Vanzolini, Adoniran Barbosa, Velha de Escolas de Samba de São Paulo e Rio de Janeiro, Osvaldinho da Cuíca,Cartola,João Nogueira, Candeia, Zé Ketti. Murilão,Celso Viáfora, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Geraldo Filme.
O Barracão dos Sonhos com a certificação de PONTO DE CULTURA, no seu projeto (^ Repiques de mão afoxé,cacarecos e parangolés, uma quizomba no Barracão dos Sonhos^) irá promover:
37 rodas de samba de raiz.
Gerar fonte de renda a Comunidade onde as Baianas poderão montar seus quituteiros com iguarias.
Gerar formação de mão obra especializada em sonorização.
Promover quatro encontros locais com grandes Mestres para a formação musical. Totalizando 1.128 horas em três anos e formando músicos que não tiveram a oportunidade de estudar em conservatórios.
O aluno poderá tornar-se um multi-instrumentista, ou especialista em um único instrumento, cantor, arranjador, compositor, técnico de som, diretor de espetáculo musical e pesquisador da cultura popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *