Barracão dos Sonhos compartilha estrutura de seu Ponto de Cultura

Prezados Gestores das Entidades que atuam em Paraisópolis, parceiros e amigos
Gostaríamos de compartilhar nossa estrutura agora como Ponto de Cultura, estamos em pleno vapor desde o inicio do ano com um novo projeto que será permanente, de formação e com recursos para contratarmos profissionais de notória especialidade no campo do saber da cultura popular, em especial do samba de raiz.
Como é de conhecimento de todos no período pré-carnavalesco dezembro e janeiro, temos uma série de compromissos com as Escolas de Samba, esse ano nossa Unidos do Peruche retorna ao grupo da etile e nossa Unidos de Redentor em Tabõao da Serra é Campeã no Grupo de acesso, devido a esse todo trabalho, estamos enviando agora a vocês os informes do nosso Ponto de Cultura, nesse sentido caso alguma Organização de Paraisópolis tenha alguém que queira fazer esse CURSO DE FORMAÇÃO, estamos a inteira disposição e vamos garantir a VAGA.
O Perfil: pessoas que não tiveram oportunidade de estudar música, faixa etária acima dos 14 anos.
Como fazer inscrição
( Organizações Governamentais, Não Governamentais ou Grupos / Coletivos que já atuam no Paraisópolis e irão indicar pessoas interessadas ).
FAZER A INSCRIÇÃO POR E-MAIL, ONDE O CANDIDATO DEVERÁ ANEXAR UM PEQUENO CURRICULUM. E SERÁ MARCADO UMA ENTREVISTA.
E-MAIL: barracaodossonhos@ig.com.br
OU EM CASO DE ALUNOS DO PERÍODO NOTURNO DAS ESCOLAS HOMERO DO SANTOS FORTE E MARIA ZILDA GANBA NATEL, procurar o Prof. Dinho de Sociologia.
OU COMPARECER PESSOALMENTE NO BARRACÃO DOS SONHOS (Rua Deputado Laércio Corte, 111 – Rua do Cemitério do Morumbi )
AOS SÁBADOS DAS 12:30 AS 15:00 HS
SEGUNDAS,QUARTAS E SEXTAS DAS 20:00 AS 22:00 HS
Saudações Culturais
Dinho Rodrigues
UM RESUMO GERAL DAS ATIVIDADES NO PONTO DE CULTURA DO BARRACÃO DOS SONHOS
Em 2010: Aulas de percussão popular, violão e cavaquinho, teoria musical e a partir de junho, todo mês uma grande roda de samba com vários músicos consagrados.
Em 2011: Aulas de percussão popular, violão, cavaquinho, banjo, composição, arranjo, teoria musical, 4 grandes oficinas com grandes Mestres e intercâmbio com sambistas da Unidos do Peruche, Morro do Querosene com Orquestra de Berimbaus de Mestre Dinho Nascimento e Casa de Cultura do Butantã no Samba na Cumbuca.
Em 2012: Aulas de percussão popular, violão, cavaquinho, banjo, composição, arranjo, teoria musical e sopro e dois intercâmbios, no Samba do Ouro Verde em Santos.
Aulas semanais em diversos horários, inclusive aos sábados e domingos.
História da Música Popular Brasileira e Sociologia.
Compositores que serão estudados: Ney Lopes, Cachimbinho, Paderinho, Martinho, Jovelina Pérola Negra,Dona Ivone Lara, Monarco, Paulo Vanzolini, Adoniran Barbosa, Velha de Escolas de Samba de São Paulo e Rio de Janeiro, Osvaldinho da Cuíca,Cartola,João Nogueira, Candeia, Zé Ketti. Murilão,Celso Viáfora, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Geraldo Filme.
O Barracão dos Sonhos com a certificação de PONTO DE CULTURA, no seu projeto (^ Repiques de mão afoxé,cacarecos e parangolés, uma quizomba no Barracão dos Sonhos^) irá promover:
37 rodas de samba de raiz.
Gerar fonte de renda a Comunidade onde as Baianas poderão montar seus quituteiros com iguarias.
Gerar formação de mão obra especializada em sonorização.
Promover quatro encontros locais com grandes Mestres para a formação musical. Totalizando 1.128 horas em três anos e formando músicos que não tiveram a oportunidade de estudar em conservatórios.
O aluno poderá tornar-se um multi-instrumentista, ou especialista em um único instrumento, cantor, arranjador, compositor, técnico de som, diretor de espetáculo musical e pesquisador da cultura popular.

Joildo Santos

Um comentário em “Barracão dos Sonhos compartilha estrutura de seu Ponto de Cultura

  1. Achei legal ter em Paraisópolis um local onde teremos samba de raiz, e por se tratar do Prof Dinho que há muito tempo está aqui fazendo isso, acho que vai ser tudo de primeira qualidade esses sambas de raiz. O paraisópolis mereçe. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.