Chuveiro que gasta menos energia é instalado de graça em Paraisópolis

Cerca de 12 mil famílias serão beneficiadas pelo programa.
Promessa é que economia no banho chegue a até 80% em dias quentes.

As contas de luz vão ficar mais baratas na Favela de Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista. Os moradores conheceram neste sábado (26) uma alternativa a um dos grandes vilões do consumo de energia: o chuveiro.
A apresentação do chuveiro que promete diminuir o valor da conta de luz gerou até fila de famílias interessadas em economizar. A Eletropaulo – concessionária que fornece energia elétrica na capital – quer incentivar a troca dos chuveiros convencionais por um modelo que consome menos energia. No novo sistema, uma “serpentina” instalada embaixo do tapete aquece a água antes que ela chegue ao chuveiro. “É possível economizar até 80% de energia elétrica, por exemplo, num dia quente, onde eu posso reduzir a potência do chuveiro em até 80%”, diz José Cavareti, gerente do projeto.
Doze mil chuveiros vão ser instalados de graça na região de Paraisópolis. O cadastro, de porta em porta, começa nesta segunda-feira (28). E quem quiser, ainda vai poder usar um recurso para economizar ainda mais: existe um dispositivo eletrônico que pode limitar o banho para no máximo 10 minutos, quando o chuveiro desliga sozinho. Esse mecanismo pode ser bem útil pra quem tem crianças em casa.
A ideia de programar o banho da família agradou a dona de casa Rosália Araújo Fontes. “As minhas filhas demoram muito no chuveiro”, contou a dona de casa, que chegou a receber conta de luz de R$ 180.

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *