Paraisópolis tem festival de cinema

Banner retirado site http://tanatela.org

Do Jornal Espaço do Povo 11 Dezembro 2010

A Associação Cultural TÁ NA TEIA realiza o 1º Festival de Cinema Paraisópolis, que tem por objetivo incentivar a produção de vídeos e curtas-metragem independentes realizado de forma coletiva, sem fins comerciais e publicitários. O Festival complementa a iniciativa do coletivo de vídeo popular em São Paulo, e agrega todas as ramificações de iniciativas de vídeos libertários. Este ano o Festival premia o vencedor com um notebook.
Para Alexandre Passarelli (Coletivo TNT), o evento estimula a produção local na comunidade e atraí olhares para essas produções. “A intenção do Festival é dar oportunidade para talentos que se encontram fora dos grandes festivais e circuitos de vídeo comercial, e a partir dessa leitura, fortalecer a produção local, seu grupo de estudos e fórum”.
O Festival será dividido em duas etapas: Mostra competitiva e Não competitiva. A mostra competitiva (ficção e documentário) – O melhor filme sai vencedor. A intenção não é a disputa, mas o reconhecimento à obra, por esse motivo todos os prêmios que vierem pleitear um espaço no festival deverá aderir está postura de ser algo útil para os realizadores independentes.
A mostra não competitiva será realizada do dia 13 a 17 de dezembro, com uma seleção de vídeo popular, dos coletivos ativos por todo Brasil. Os critérios de avaliação serão: a mensagem passada, as técnicas utilizadas, a originalidade e a capacidade de execução. Os filmes serão analisados por uma comissão julgadora constituída por uma ativista da área de vídeo popular, um representante da associação de documentarista, uma liderança na comunidade, um representante de ponto de cultura local e o voto popular. O evento também contará com palestra e mesa-redonda de debate, participantes, realizadores, convidados e espectadores em geral.
Os vídeos finalistas serão exibidos durante a mostra competitiva no dia 12 de dezembro. A premiação será no mesmo dia, no anfiteatro do CEU Paraisópolis. O primeiro colocado ganhará um laptop e o segundo e terceiro lugares receberão troféus em seção solene.
Para o Diretor de Comunicação da União dos Moradores, Joíldo Santos, a realização do festival na comunidade veio no momento certo. “A realização do festival vem incentivar a produção audiovisual e fortalecer iniciativas culturais da comunidade”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *