Última etapa de game sobre educação financeira da MasterCard reúne 300 jovens em Paraisópolis

Estudantes de escolas públicas da comunidade disputaram a última etapa de game sobre finanças pessoais
“O programa Consumidor Consciente me ensinou a economizar. Estou compartilhando com meus pais e irmãos muitas lições que aprendi durante as palestras que assisti nos últimos meses”, conta o estudante Izaque Nascimento, 14 anos, que participou do “Desafio Consumidor Consciente”, que faz parte do programa de educação financeira da MasterCard. O objetivo do programa é levar educação financeira a todas as camadas da população, especialmente para os jovens.
Segundo Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul, essa iniciativa é uma maneira efetiva de contribuir para a difusão do programa. “O Consumidor Consciente é um projeto de extrema importância para a MasterCard, pois por meio dele, buscamos levar informações sobre finanças pessoais para a população de forma acessível e didática, como em Paraisópolis”.
“A nossa iniciativa na comunidade é um modelo a ser explorado em outras localidades, pois por meio do quiz de finanças pessoais, eles entendem a importância do tema e, assim, disseminam o conhecimento dentro da comunidade”, completa Caldart.
O evento, que terminou hoje, contou com a participação de cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental de três escolas da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP) – CEU Paraisópolis, Dom Veremundo e Perimetral -, que responderam perguntas sobre gestão de finanças pessoais.
Após três acirradas disputas, que aconteceram nos meses de junho, agosto e outubro, a escola vencedora CEU Paraisópolis mostrou que conhece o tema educação financeira. A dupla de alunas que representou a escola foram Mirelly Rosa dos Santos e Manoela Santana de Brito, da oitava série. Todos os alunos ganharam um diploma de conclusão do curso e tornaram-se embaixadores do programa Consumidor Consciente da MasterCard.
Dinâmica
Com o objetivo de promover a gestão saudável das finanças pessoais entre os jovens, o jogo foi realizado entre três duplas de alunos escolhidos pelas escolas participantes. O game foi comandado pelos consultores do Projeto Consumidor Consciente, Conrado Navarro e Ricardo Pereira, no anfiteatro do CEU (Centro Educacional Unificado), em Paraisópolis.
“Esta iniciativa da MasterCard faz toda a diferença na vida destes jovens que tem a oportunidade de aprender qual a forma responsável de gerir as suas finanças e garantir uma melhor qualidade de vida no futuro”, explica Gilson Rodrigues, presidente da União de Moradores de Paraisópolis.
Para Ricardo Pereira, consultor do projeto Consumidor Consciente da MasterCard, o formato mostrou-se eficiente pois trata o tema educação financeira de forma lúdica, atraindo a atenção dos jovens. “Todo o conteúdo abordado durante a competição nas perguntas e respostas está disponível no blog Mister Finanças, parte do programa Consumidor Consciente da MasterCard. Os jovens realmente demonstraram ter estudado o tema e, com isso, se empenharam bastante na competição”, explica Pereira.
O programa Consumidor Consciente da MasterCard está presente em Paraisópolis desde 2009, com o intuito de promover as boas práticas de finanças pessoais para a comunidade.
[nggallery id=18]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *