CEUs ajudarão a revelar sambistas, eliminatória da Exposamba em Paraisópolis será dia 14 de Janeiro

A partir do dia 7 deste mês, 40 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Rede Municipal de Ensino começam a sediar as eliminatórias para a escolha de novos sambistas do país, ao lado de casas de shows espalhadas pela cidade. É a SãoPaulo Exposamba, maior mostra do gênero no país, que deve reunir mil composições inéditas procedentes de vários Estados brasileiros. As inscrições terminam no dia 6.
Os CEUs estão entre os espaços escolhidos na cidade para as prévias por serem espaços de efervescência cultural nos extremos da cidade, segundo o organizador e realizador do evento, José Maria Monteiro. “Esses equipamentos são polos de aglutinação da periferia, são centros comunitários com muita vida”, acrescenta José Monteiro.
Segunda fase – Após as eliminatórias, os melhores defenderão suas composições em segunda fase, no Tom Brasil, tradicional casa de shows localizada na zona Sul da cidade. O júri para esta etapa será composto por alunos e professores sorteados nos CEUs, músicos da região onde os equipamentos estão localizados, representantes da Melhor Idade e compositores que não estejam participando do concurso.
Além das oito etapas de apresentações dos concorrentes, o público também poderá assistir no Tom Brasil a oito shows que vão homenagear os sambistas Zé Kéti, Dona Ivone Lara, Nelson Cavaquinho, Luiz Carlos da Vila, João Nogueira, Candeia, Jackson do Pandeiro e Cartola. “Levaremos as pessoas dos CEUs até o Tom Brasil e vice-versa. O artista tem que ir onde o povo está e o povo deve frequentar todos os lugares da cidade”, diz José Monteiro.
A São Paulo Exposamba terá apresentações de samba, dança e música instrumental, mesclando alguns dos mais renomados artistas brasileiros com músicos da nova geração, terminando com a escolha da melhor nova composição de todo o Brasil. A iniciativa terá três vertentes culturais: Mostra de Sambas Inéditos, Só Danço Samba e Raízes do Nosso Som, totalizando 141 eventos em 86 locais. Maiores informações podem ser obtidas no site www.saopauloexposamba.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *