Embaixador da UNICEF visita comunidade de Paraisópolis

Ídolo da música mundial e reconhecido ativista de causas humanitárias, cantor israelense David Broza vem ao Brasil para conhecer os projetos educacionais da segunda maior favela de São Paulo

Neste sábado (5/05), Paraisópolis receberá a visita do embaixador da Boa Vontade pela Unicef David Broza. Grande ativista dos movimentos internacionais pela paz, sobretudo no que diz respeito ao conflito Israel-Palestina, o cantor e compositor israelense irá conhecer o Instituto Escola do Povo (IEP), entidade dedicada à alfabetização de jovens e adultos moradores da segunda maior favela de São Paulo, e outros projetos educacionais promovidos pela comunidade local.
Aclamado como um dos principais nomes da canção moderna mundial pela fusão de diferentes ritmos, entre eles flamenco, rock e folk music, Broza foi apelidado de Bob Dylan do Oriente Médio por suas mensagens pacifistas e a dedicação a causas humanitárias. Entre os reconhecimentos recebidos por ele por seu trabalho social estão o prêmio In Search for Common Ground pelo projeto “Belibi” (Em Meu Coração), desenvolvido em conjunto com o cantor palestino Wissam Murad, e a Medalha de Honra Real da Espanha, entregue a Broza pelo Rei Juan Carlos I por sua longa contribuição às relações entre Israel e Espanha, e seu contínuo apoio à tolerância entre as nações. Uma de suas famosas canções, “Together” (feita em parceria com Ramsey McLean), foi tema do 50º aniversário da Unicef e o seu grande sucesso “Yihie Tov” tornou-se hino do processo de paz no Oriente Médio.
“Estamos muito felizes pela oportunidade de receber a visita deste representante da Unicef e ativista de importantes causas humanitárias. O interesse de David Broza em conhecer a Escola do Povo é mais uma prova de que estamos realizando um trabalho que pode e deve servir de exemplo para diversas outras comunidades ao redor do mundo”, comenta Gilson Rodrigues, fundador do Instituto.
O embaixador da Unicef vem ao Brasil a convite do Consulado de Israel em São Paulo e participará ainda da Virada Cultural da Cidade de São Paulo. A visita faz parte de uma importante cooperação cultural recentemente estabelecida entre o Consulado, na figura de seu Cônsul Geral Adjunto, Amit Mekel, e a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP), que visa trazer para a comunidade atrações culturais Israelenses que se apresentarão nos maiores festivais da cidade.
Sobre o IEP – O Instituto Escola do Povo, criado pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) em 2007, tem atualmente mais de 600 alunos matriculados e conta com 15 professores que lecionam nas mais de 20 salas de aula instaladas em igrejas, escolas, ONGs e na sede da associação. Desde sua criação, o programa superou a marca de 3 mil alunos alfabetizados, entre jovens maiores de 15 anos e adultos. Os recursos são captados junto a pessoas físicas e jurídicas, sempre com campanhas que envolvem a sociedade, já que a instituição não tem convênio com o governo.
Paraisópolis fica localizado na região do Morumbi, zona Sul de São Paulo. Com cerca de 100 mil habitantes, a comunidade contabiliza ainda aproximadamente 12 mil jovens e adultos analfabetos ou semi-analfabetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *