Comunidades do Morumbi e Paraisópolis se unem para tirar o lixo das ruas da segunda maior favela de SP

Comunidades do Morumbi e Paraisópolis se unem para tirar o lixo das ruas da segunda maior favela de SP

Moradores de bairro nobre da zona sul realizarão mutirão de limpeza em parceria com representantes de Paraisópolis neste domingo (27/05); Iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pelo movimento Limpa Brasil Let’s do it! em diferentes pontos da cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte de resíduos sólidos
No próximo domingo, 27 de maio, moradores do Morumbi e de Paraisópolis estarão unidos para realizar em conjunto um grande mutirão para a retirada do lixo das ruas da segunda maior favela de São Paulo, localizada na zona sul da cidade. Ao longo de todo o dia, esses voluntários irão atuar como catadores, removendo os resíduos sólidos das calçadas e estimulando outras pessoas a participar desta atividade de cooperação pelo bem comum.
Haverá concentração na Praça Moacir Nicodemos as 09h30 e a catação será feita na comunidade em direção ao CEU Paraisópolis.
Parte de uma grande ação de mobilização social promovida pelo movimento Limpa Brasil Let’s do it! que se estenderá por toda a São Paulo, o mutirão de limpeza em Paraisópolis pretende alertar a população local sobre a importância de cada cidadão se portar como um agente da transformação e recolher o lixo das ruas sempre que puder. Esta e outras iniciativas previstas para a data tem por objetivo convidar a população da capital paulista a exercer a sua cidadania e mostrar que é possível mudar a realidade de uma cidade que produz 18 mil toneladas de lixo por dia. Esse número alarmante pode ser sentido no nosso cotidiano nos dias de enchentes e alagamentos, no alto índice de doenças transmitidas pelo lixo que afetam a população mais carente de São Paulo e pelo custo gerado : R$ 965 milhões por ano.
O Limpa Brasil Let’s do it! visa ainda a conscientização para o descarte adequado dos resíduos sólidos que produzimos e, assim, contribuir para que a quantidade de lixo que precisa ser recolhido nas ruas diminua cada vez mais. Ao todo serão disponibilizados 97 ecopontos, postos destinados a receber todo o material reciclável coletado pelos voluntários durante a ação.

Os interessados em participar desta mobilização em São Paulo devem se cadastrar pelo site www.limpabrasil.com para receber mais informações sobre as iniciativas previstas. Os materiais recicláveis recolhidos serão doados às cooperativas de catadores que já atuam na cidade. Já os rejeitos ficarão sob a responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, que encaminhará esses itens para os aterros sanitários.
Show gratuito no Vale do Anhangabau – Para celebrar as diversas atividades de combate ao lixo em São Paulo, o Vale Anhangabau será palco do maior show limpo do Brasil. O evento, gratuito, terá início às 16 horas no própria dia 27 e contará com a participação de astros da música brasileira, entre eles Toni Garrido, Banda Bicho de Pé, Mariana Aydar, Filipe Catto, Almir Guineto, Ellen Oléria e Bateria da Acadêmicos do Tatuapé. Tendo como mote o slogan “do meu lixo cuido eu”, a proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização.

Joildo Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.