Paraisópolis mostra talento de seus moradores em 7a. Semana Cultural

Paraisópolis mostra talento de seus moradores em 7a. Semana Cultural
Evento terá oficinas de culinária, desfile de moda, exposição de arte e inúmeras outras atrações
A comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, será palco de uma série de atividades entre os dias 12 e 17 de setembro, quando se realiza a Sétima Semana Cultural. A programação inclui exposições de arte, oficinas de culinária e desfile de moda, dentre inúmeras outras atividades. O evento é promovido pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) e tem por objetivo divulgar os projetos em andamento na comunidade, além de sensibilizar a população sobre a importância da cultura.

Caravana do Jornalismo Comunique-se ficará disponível à comunidade do dia 12 a 17 de Setembro no CEU Paraisópolis
A programação da Semana terá início na segunda-feira (12) com a exposição fotográfica do projeto Olhares dentro do Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis. Do lado de fora do CEU, a carreta personalizada da Caravana do Jornalismo, projeto cultural do Grupo Comunique-se, mostrará aos visitantes conteúdos multimídia, que inclui bancada de telejornal, capas históricas de veículos impressos, objetos utilizados no exercício da profissão e uma relação das palavras características da prática jornalística. No dia seguinte haverá recreação com crianças da comunidade e exibição de filmes com jovens na sede da UMCP.

Tio Lee fará oficina de culinária
Na quarta-feira (14), a passarela irá para a rua com a realização do desfile Maloka Fashion, às 16h. O evento é organizado pelo projeto Periferia Inventando Moda, do estilista Alex Santos. No dia seguinte, acontece o Dia da Culinária com a realização de uma oficina para crianças, às 10h, na sede da UMCP, e uma oficina para as alunas do projeto Mãos de Maria com o ex participante do reality show MasterChef Brasil Lee Fu Kuang, na sede da Associação das Mulheres de Paraisópolis.
Na sexta-feira, dia 16, haverá solenidade em comemoração ao Dia de Paraisópolis e aos 33 anos de fundação da UMCP. A cerimônia acontece a partir das 10 horas, na sede da associação, e contará com apresentações do Ballet Paraisópolis e da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis. No mesmo dia, a partir das 11h, haverá o lançamento do projeto Viela das Artes, onde ocorrerão diversas manifestações – dentre elas, a exposição das peças do artista plástico Berbela, que fizeram parte da abertura da novela I Love Paraisópolis, exibida pela Rede Globo no ano passado.
O calendário da sétima edição da Semana de Paraisópolis contempla também o roteiro “Paraisópolis das Artes”, que promove a visitação dos pontos turísticos da comunidade, com o objetivo de destacar os artistas locais.
Dentro da maratona de atividades, há ainda espaço para a XI Mostra Cultural de Paraisópolis, que será no sábado (17/09). Com apresentações cênicas e exposições de trabalhos artísticos e educativos desenvolvidos por alunos e artistas da comunidade, a mostra será realizada no CEU Paraisópolis, das 9 às 17 horas. Este ano, sob o tema “Nos caminhos de Paraisópolis tem…”, os trabalhos destacarão a percepção do morador sobre diferentes visões daquilo que é percebido dentro da segunda maior comunidade de São Paulo, desde problemática sonoras e resíduos, como questões relacionadas a mobilidade urbana. A Mostra Cultural de Paraisópolis também visa promover um intercâmbio entre projetos, escolas e instituições presentes dentro da comunidade.
A Sétima Semana Cultural de Paraisópolis é organizada pela União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP), com o apoio do Instituto Escola do Povo, da Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP), do projeto Olhares, dos grupo Periferia Inventando Moda e Carreta Comunique-se. A Semana tem o patrocínio do Banco Bradesco.
Sobre a UMCP
Fundada em 1983, a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) atua na defesa dos interesses da comunidade e na promoção de iniciativas voltadas à melhora das condições de vida das pessoas que residem no local. Por meio de programas de alfabetização, qualificação profissional, inclusão digital, projetos culturais, de esporte e lazer, acesso a emprego, saúde e habitação, a entidade trabalha diretamente na promoção de oportunidades para o desenvolvimento sócio- econômico de jovens e adultos.
Confira a programação
Exposição Olhares
Exposição de fotografias realizadas pelos alunos do projeto Olhares.
Data: De 12/09 a 17/09
Local: CEU Paraisópolis
Endereço: Rua José Augusto de Souza e Silva s/n
Horário: das 09h às 17h
Caravana do Jornalismo
A carreta Comunique-se estará no CEU Paraisópolis com exposição itinerante sobre jornalismo.
Data: De 12/09 a 17/09
Local: CEU Paraisópolis
Endereço: Rua José Augusto de Souza e Silva s/n
Horário: das 09h às 17h
Exposição Fotográfica
Exposição de fotografias realizadas pelos alunos do projeto Olhares.
Data: 12/09
Local: Centro Comercial e Cultural
Endereço: Rua Manoel Antônio Pinto
Horário: 19h
Recreação Lúdica com crianças
Data: 13/09
Local: Quadra do Escadão
Endereço: Rua José Augusto de Souza e Silva
Horário: 13h30
Cine Pipoca
Exibição de filmes e bate papo
Data: 13/09
Local: União dos Moradores
Endereço: Rua Ernest Renan, 1366Horário: 15h30
Desfile Maloka Fashion
Data: 14/09
Local: Rua Ernest Renan, 1366
Horário: 16h
Oficina Crianças também cozinham
Mônica Faria vai ensinar as crianças como como preparar pretzels
Data: 15/09
Local: União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis
Endereço: Rua Ernest Renan, 1366
Horário: 10h
Oficina de culinária com o ex participante do MasterChef Brasil tio Lee
Data: 15/09
Local: Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP)
Endereço: Rua Silveira Sampaio, 309
Horário: 14h
Exposição Projeto Escola de Música
Data: 16/09
Local: União dos Moradores de Paraisópolis
Endereço: Rua Ernest Renan, 1366
Horário: 09h
Celebração do Dia de Paraisópolis
Incluído no calendário oficial da cidade de São Paulo, na data também é celebrado o aniversário da associação de moradores de Paraisópolis. A festa irá contar com apresentações da Orquestra e do Ballet Paraisópolis.
Data: 16/09
Local: União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis
Endereço: Rua Ernest Renan, 1366
Horário: a partir das 9h
Lançamento do projeto Viela das Artes
Data: 16/09
Local: Viela Francisco Clemente
Endereço: Rua Herbert Spencer
Horário: 11h
Mostra Cultural de Paraisópolis
Data: 17/09
Local: CEU Paraisópolis
Endereço: Rua José Augusto Souza e Silva
Horário: das 09h às 17h

Joildo Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.