Ano de Eleição| Como a Tecnologia Pode Ajudar na Escolha do Candidato

Ano de Eleição| Como a Tecnologia Pode Ajudar na Escolha do Candidato

2018 é ano eleitoral para nós brasileiros. Por sermos uma nação “democrática” temos o direito, também o dever, de eleger representantes no âmbito político para que governem o país. Este ano os cargos a serem ocupados sãos os de senadores, deputados estaduais e federais, governadores e presidente.

Para cada cargo temos uma infinidade de opções. Para presidência, por exemplo temos 13 candidatos, porém, para deputado estadual temos 2.448 opções em todo Brasil. Como escolher de forma adequada? Sabemos que o horário eleitoral é dividido conforme o número de representantes de cada partido, ou seja quanto maior o partido mais tempo eles dispõem nos meios de comunicação para expor suas propostas, dando pouca visibilidade aos novos. Isso não parece muito democrático não é mesmo?

Pensando nisso, algumas opções tecnológicas podem ajudar no momento na hora de pesquisar e escolher o candidato.

Conheça a Robô Rosie

A Operação Serenata de Amor, um projeto aberto que usa ciência de dados, criou um robô (Rosie) que analisa e identifica suspeitas em gastos de deputados federais e senadores em exercício de sua função. Inclusive a conta do Twitter é totalmente gerenciada por ela.  

Rosie já identificou mais de 8 mil reembolsos suspeitos e 735 deputados com problemas. Isso poderia resultar num potencial de reembolso para a sociedade de R$3,6 milhões . Saiba mais aqui

Aplicativo Detector de Corrupção

O aplicativo que faz uso de um sistema de reconhecimento facial e pinta de roxo o rosto de políticos envolvidos em denúncias de corrupção.

Para descobrir o corrupto e suas falcatruas basta apontar o celular para uma fotografia ou para as telas de TV ou computador. Daí o aplicativo mostra os dados do político, processos e supostas improbidades administrativas que cada um deles responde na Justiça. O melhor, de graça. Você pode baixar tanto na versão Android, quanto IOS, é só entrar aqui. Para mais informações, acesse o portal Voicers.

Joildo Santos