INSS: 1.4 milhões de aposentados estão aptos ao ressarcimento após desconto ilegal

image (4)

O pagamento do ressarcimento iniciará no dia 24 de julho

Nesta quarta-feira (16), o Ministério da Previdência Social apresentou os números atualizados sobre as pessoas que serão ressarcidas após o desconto ilegal do INSS. Cerca de 1,4 milhões de aposentados serão atendidos no processo. Os pagamentos aconteceram a partir do dia 24 de julho, basta se dirigir aos Correios ou acessar o aplicativo do  “Meu INSS”. A expectativa é pagar cerca de 100 mil pessoas por dia, o prazo para o encerramento dos pagamentos é 24 de novembro de 2025. 

“Hoje já temos 27% de adesão. É um número expressivo porque começou na sexta-feira [dia 11]. Vamos pagar 100 mil pessoas por dia. Em 10 dias, serão 1 milhão de pessoas. Então, em menos de 15 dias, vamos zerar [essa conta]”, disse o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

Segundo o ministro, cerca de 4,5 milhões de aposentados já acessaram o sistema, questionando descontos indevidos, porém deste total, apenas 1,4 milhões possuem direito ao ressarcimento do valor. O ministro também ressaltou a vantagem de optar pelo acordo estipulado pelo INSS, já que o aposentado não irá gastar com honorários de advogados 

“Basta dizer que não reconhece a adesão. A partir daí, a associação terá 15 dias úteis para mandar os documentos. Caso não mande, e a maioria não manda porque não tem os documentos, automaticamente este aposentado estará apto para receber o ressarcimento. As pessoas precisam aceitar o acordo para, a partir do dia 24, o dinheiro chegar na conta”, explicou o ministro.

Fonte: Agência Brasil