Dez entre dez brasileiros elegem feijão

Dez entre dez brasileiros elegem feijão

Salve, comunidade!!!

Feliz Ano Novo!!! Atrasada, eu? Não! É que dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Bora arregaçar as mangas e pensar em uma alimentação mais saudável? 

Hoje vamos falar sobre queridinho do Brasil: o feijão! 

As Frenéticas já cantavam: “(…) dez entre dez brasileiros elegem feijão! Puro, com pão, com arroz. Com farinha ou macarrão! E nessas horas que esquecem dos seus preconceitos, gritam que esse crioulo é um velho amigo do peito (…)”

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de feijão, só perde para Myanmar e Índia, respectivamente. É o produto mais consumido pelas famílias brasileiras junto com o arroz e é um dos mais antigos alimentos do mundo. 

Mas, o que é o feijão?

Feijão é uma leguminosa (grãos produzidos em vagens) e é um dos principais grãos fornecedores de proteína na alimentação dos brasileiros. Além disso, possui boas quantidades de carboidratos, substância que garante a energia necessária para o funcionamento do corpo, e é também uma ótima fonte de ferro, vitaminas do complexo B e fibras. Além de tudo isso, é um item que está presente em qualquer cesta básica. 

Apesar de muito rico em nutrientes, apresentam o que chamamos de fatores antinutricionais (FAN). Fatores estes, representados por oligossacarídeos, inibidores de tripsina, ácido fítico, tanino e hemaglutinina que tornam a absorção de nutrientes difícil. 

Assustou? Tudo isso tem jeito! Basta usar uma técnica muito simples para além de absorver todos os ingredientes, deixar o feijão mais leve, retirando todos aqueles gazes que causam aquela sensação de desconforto. A técnica se chama “remolho”. 

Basta lavar o seu feijão e deixá-lo de molho por 12 horas na geladeira e depois disso, lavar novamente e só então, levá-lo para a panela. 

Depois disso, use e abuse, seja da forma tradicional, em saladas, em conserva e até doce. 

Quer dicas de receitas? Me chame pelo direct do Instagram @monicafariabr, ou pelo Instagram do nosso jornal. 

“(…) Feijão tem gosto de festa, é melhor e mal não faz, ontem, hoje, sempre feijão, feijão, feijão, o preto que satisfaz!(…)” – Frenéticas.

As informações e opiniões contidas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do jornal