Comitiva de líderes de favela se reúne com ministros em Brasília

Comitiva de líderes de favela se reúne com ministros em Brasília

Reunião debaterá temas urgentes para a periferia, como moradia e cultura.

Na tarde da segunda-feira (08), uma comitiva do G10 Favelas, composta por 19 lideranças que representam oito estados brasileiros, esteve presente em uma reunião com Guilherme Simões, secretário Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos. A comitiva apresentou as ações de impacto sociais que o G10 Favelas tem realizado nos territórios de favelas e periferias do país, além de discutir e propor novas iniciativas. 

Na ocasião, os líderes e o secretário Guilherme Simões, debateram sobre política urbana, para dar dignidade às pessoas que moram em favelas e periferias. O secretário também falou sobre o programa “Caravanas das Periferias”, que será lançado oficialmente no dia 15 de maio inicialmente em Belém (PA), e no dia 18 de maio em Paraisópolis (SP), a caravana que deve percorrer mais cinco capitais brasileiras nesta primeira fase para mapear os perfis e as necessidades das periferias do país. A ideia é criar um plano nacional para os bairros periféricos, com articulações sociais, e fazer a urbanização das favelas. 

Hoje, dia 9 de maio, o grupo irá se reunir com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o Ministro das Cidades, Jader Filho, para falar sobre a desigualdade social, melhores condições de moradias, entre outros temas urgentes, presentes no cotidiano da população periférica. Já com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, os líderes levarão discussões sobre políticas públicas que garantam mais cultura nas periferias, o que na maioria das vezes é uma porta de acesso a oportunidades para quem vive na favela, sobretudo crianças e jovens. 

O G10 Favelas tem buscado realizar encontros com o poder público para dialogar e estabelecer parcerias para com o seu trabalho que vem sendo realizado nas favelas do Brasil, com objetivo de trazer mais recursos para os territórios periféricos do país, além de uma nova perspectiva sobre essas regiões.