O projeto tem como objetivo, além de revitalizar casas em favelas, gerar emprego e renda para moradores da comunidade.
Na última terça-feira, (05), aconteceu a inauguração da revitalização de novas casas em Paraisópolis, zona sul de São Paulo. O projeto “Cores na Favela” é realizado pelas startups Revitaliza Comunidades e Assessora Comunidades que tem como objetivo transformar casas, trazendo cores para as favelas do Brasil.
O projeto conta com a parceria da Dsm-Firmenich e a AkzoNobel, por meio de sua marca de tintas decorativas Coral. E desta vez, 50 casas receberam a reforma com rebocos e tintas doadas, além de contarem com o acompanhamento de um arquiteto durante todo o processo.
“Esse é um projeto muito bacana, em que a gente fez uma parceria não somente com a AkzoNoel e tintas Coral, mas também com a comunidade, então o mais importante é ter o engajamento da comunidade e fazer com que as pessoas se sintam melhores, sintam o prazer de estarem em casa”, explica Mauricio Adade, presidente da Dsm-firmenich.
Para contribuir com o conhecimento, segurança e experiência dos trabalhadores responsáveis pela pintura, foram disponibilizados treinamentos de segurança e técnicas como “Trabalho em Altura” e “Técnicas de Pintura”. Os materiais para a obra foram adquiridos no comércio da comunidade para fortalecer a economia local.
O projeto nasceu em 2021, dá vontade de oferecer aos moradores de favela também melhores condições de habitação, moradia digna e poderem frequentar espaços públicos de qualidade em seus próprios bairros.
“É comprovado que as cores tem o poder de transformação, então nós criamos o ‘cores na favela’ justamente para transformar a comunidade de Paraisópolis, tirar esses tijolos das paredes, rebocar e levar cor, além disso, queremos capacitar mão de obra na área de construção civil e também queremos gerar emprego e renda, partindo aqui de Paraisópolis e levar essa iniciativa para outras comunidades do país”, explica Carlos Leonardo, fundador do Revitaliza Comunidades.
O “Cores da Favela” tem como propósito revitalizar cerca de mil moradias em Paraisópolis e expandir para mais comunidades do Brasil.