Comunicadores revelam experiências da comunicação social dentro periferias brasileiras
Nos dias 31/03 e 01/04, aconteceu o Colóquio de Comunicação e Tecnologias Sociais nas Periferias. O evento reuniu interlocutores das periferias brasileiras para compartilhar experiências vividas dentro da comunicação e dialogar sobre a relação com o público da periferia.
O podcaster Marcos Vellasco, integrante do podcast Quebrada Cast, contou suas impressões sobre o encontro: “Foi um lugar que trouxe uma possibilidade imensa de estar junto, as quebradas de mais longe estavam perto naquele momento. Foi muito positivo olhar para tudo aquilo e ver que a nossa potência é gigantesca”, revela Marcos.
O encontro organizado pelo cineasta Daniel Fagundes, representante do coletivo Caramuja,
abordou questões relevantes para a comunicação social, como os desafios de fazer comunicação nas favelas, formas de conversar com os territórios, e os processos de comunicação que são adotados nessas ambientes.
Um dos temas abordados foi o audiovisual popular, o diálogo teve a presença de Harrison Lopes, que contou sua experiência no coletivo Tela Firme, de Belém do Pará, e Janaina Reis, da companhia Bueiro Aberto, de Guarulhos, São Paulo.
“Tem uma importância muito grande, histórica e política. Porque é uma forma de marcar um território, marcar uma posição, de dizer que a gente existe, o que a gente faz tem valor, qualidade e precisa ser respeitado”, relata Janaína.