Paraisópolis (SP) realiza evento e mutirão de empregos no Dia do Trabalho

Paraisópolis (SP) realiza evento e mutirão de empregos no Dia do Trabalho

O evento contou com palestras e oficinas sobre mercado de trabalho e vagas de emprego.

Aconteceu nesta quarta-feira (02), o mutirão de empregos promovido pelo Emprega Comunidades, em parceria com o CATE (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). O evento aconteceu no Pavilhão Social do G10 Favelas e contou com palestras, oficinas sobre empregabilidade e entrevistas de emprego.

Atualmente, 8,8% da população brasileira está desempregada, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), são 9,4 milhões de pessoas desocupadas.

Gessineide Brito

Gessineide Santos Brito (46), participante do Mutirão de e Emprego, fala sobre a dificuldade de arrumar trabalho: “Eu trabalhava na cozinha e na área de limpeza, estou desempregada há 6 meses, mas o último registro na carteira de trabalho foi em 2019”. E completa. “Estou com a esperança de arrumar um emprego, e de carteira assinada”, afirma Gessineide.

O Emprega Comunidades é um negócio de impacto social, que conecta as pessoas desempregadas de Paraisópolis com empresas parceiras. Existem oportunidades de trabalho que não são acessadas por moradores das periferias. “O mercado de trabalho tem preconceito com o cep, tom de pele, os nossos candidatos sofrem com esses problemas. Então ter alguém que possa estar estimulando, apoiando e empoderando, aumenta as chances de empregabilidade destas pessoas”, afirma Rejane Santos, Fundadora do Emprega Comunidades

Tamara Tavares

Tamara dos Santos Tavares (28), moradora de Paraisópolis, busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho: “No momento estou fazendo estágio, porém meu contrato está encerrando. Estou buscando uma oportunidade que seja CLT, porque eu moro sozinha, tenho que arcar com as coisas, então eu preciso da garantia de um trabalho. Essa é a oportunidade que vim buscar hoje”, relata Tamara.

A vestimenta é uma questão importante para que o candidato a uma vaga de emprego se destaque em uma entrevista. Escolher roupa adequada para cada ambiente pode ser um diferencial ao se apresentar ao empregador. Maria Rita Alonso, diretora de redação da revista Marie Claire, palestrou sobre vestimenta durante o evento, comenta sobre o tema:

 “Uma dica boa, é entender qual tipo de trabalho você está buscando, se essa empresa for mais formal, você precisa ir com uma apresentação mais formal. Porque você precisa de harmonizar com aquele ambiente”, Maria Rita completa. “Caso seu estilo pessoal possa contar pontos ao seu favor. Então não precisa ser tão formal, você pode ir com a roupa que mostre exatamente como você é. Porque ali a sua personalidade está contando”, completa.

Na segunda-feira, dia 1º de maio, com o apoio da subprefeitura do Campo Limpo, o Emprega Comunidades fechou a Rua da Independência para um show com vários artistas da comunidade, promovido pelo Favela Music, e vendas de comes e bebes para a população. Entre os artistas que participaram do evento, estiveram presentes Tejane Souza, Jhony Quadros, Marco Porcini e Mc Wpi (na foto).