A Caravana das Periferias promovida pelo Ministério das Cidades tem como objetivo conhecer e mapear iniciativas para desenvolvimento de políticas públicas para melhoria de vidas dos moradores
Nesta quinta-feira (18), aconteceu em Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo, a Caravana das Periferias, que tem como objetivo criar políticas públicas para comunidades em todo o Brasil.
A caravana foi realizada pela Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, coordenada por Guilherme Simões, e compõe uma das cinco secretarias do Ministério das Cidades.
“O objetivo da caravana é justamente ir aos lugares para aprender e dar visibilidade na medida do possível, e tentar integrar isso às políticas públicas, entender como funciona e buscar dar escala, esse é o papel do Estado construir política pública de escala”, explicou Guilherme Simões.
A caravana esteve presente em Paraisópolis e teve como anfitrião o Bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto das Favelas Brasileiras, G10 que tem como propósito unir forças e promover o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo das comunidades do Brasil, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados. A visita do Secretário Guilherme Simões ao G10 Favelas foi um momento importante para o diálogo e a troca de experiências entre o governo e os agentes locais que estão engajados na transformação das periferias.
Essa troca de conhecimentos e experiências é fundamental para potencializar o trabalho conjunto em prol do desenvolvimento das periferias e da melhoria da qualidade de vida dos moradores.