Cenas do cotidiano periférico são tema de exposição fotográfica

Cenas do cotidiano periférico são tema de exposição fotográfica

Em cartaz no Centro Cultural do Grajaú SP revela cenas do cotidiano periférico, sob o olhar do agente cultural Daniel Alexandrino.

Durante o mês de abril, o Centro Cultural do Grajaú, que fica no extremo da Zona Sul de São Paulo, recebe a exposição fotográfica “Um Olho Sol”, do agente cultural Daniel Alexandrino. A exibição conta com um conjunto de fotos que relata o cotidiano periférico do fotógrafo durante a pandemia, que após ter sido diagnosticado com glaucoma perdeu a visão total no olho direito e 80% do olho esquerdo.

“Com muita resiliência eu comecei a fotografar, mas a fotografar com desespero mesmo, achando que nunca mais ia poder realizar esses trabalhos, e quando eu vi eu tinha material suficientemente bonito para compor uma galeria de arte, um centro cultural. Esse olhar sobre a periferia que fiz a partir do desespero da minha visão”, disse Alexandrino em entrevista à TV ArtMultCultural.

Sua obra, além de retratar o cotidiano da periferia, também registra a beleza das coisas simples que muitas vezes passam despercebidas. O artista de “Um olho sol” resgata a simplicidade e sensibilidade que fazem parte da vida de milhares de pessoas. 

O artista também é idealizador do Sarau do Grajaú, que em 2023 completará 9 anos de resistência. Alexandrino atua na área do audiovisual com grandes feitos como os documentários “Grajaú em Foco” (2015) e o “Protagonismo Periférico” (2017).

SERVIÇO

Exposição fotográfica “Um Olho Sol”

Local: Centro Cultural Grajaú (Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América, Grajaú – São Paulo)

Horário de funcionamento: terça-feira a sábado das 10h às 19h, e domingos das 10h às 18h.

A exposição ficará em cartaz até 30/04/2023.