Em cartaz no Museu do Futebol até 27/08, a mostra trafega entre as Copas de 1991 a 2019 trazendo registros inesquecíveis do futebol feminino.
Esse ano temos estreia da seleção feminina brasileira de futebol na Copa do Mundo, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia. Considerado o maior evento da modalidade, que inclusive, serviu como inspiração para a exposição “Rainhas de Copas”, em cartaz no Museu do Futebol, em São Paulo.
Além de mostrar a história das Copas femininas, a exposição também aborda a luta das mulheres por espaço no esporte mais famoso do mundo. Partindo de 1988, ano que foi realizado um campeonato experimental com 12 seleções na China, país que quatro anos depois foi anfitrião do primeiro Mundial da Federação Internacional da modalidade (FIFA).
O campeonato experimental não foi televisionado, mas na exposição é possível assistir imagens raras de lances e gols do Brasil, além de vários recortes do Jornal dos Sports, que inclusive, teve apenas uma jornalista, a repórter Cláudia da Silva, cobrindo a competição. No recorte de 1988, há uma fotografia da Pia Sundhage, jogadora sueca e que atualmente é técnica da seleção brasileira.
Juliana Cabral, ex-zagueira da seleção feminina do Brasil e uma das curadoras da exposição, relata à Agência Brasil que “quando a gente pesquisa sobre 1988, descobre a Cláudia e passa a fazer contato com aquelas jogadoras, pioneiras, criamos vínculos com elas. É dessa forma que resgatamos as histórias, procurando em acervos da hemeroteca para confirmar dados, trazendo fotos das próprias atletas, porque não existe cuidado nenhum com a memória do futebol de mulheres no nosso país”. Além de Juliana Cabral, Aira Bonfim, Lu Castro e Silvana Goellner fazem parte da curadoria da exposição.
A mostra trafega entre as copas de 1991 a 2019, trazendo registros inesquecíveis, como a reconstituição do primeiro gol verde e amarelo em Mundiais, o vídeo da semifinal de 2007 com o gol de Marta contra os Estados Unidos, além de também apresentar várias reivindicações de atletas durante a competição.
Já na última sala da exposição, o público observa um painel interativo onde é possível conhecer a trajetória das jogadoras que já representaram o Brasil nas Copas do Mundo.
Serviço
Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo –
Até 27 de agosto
De terça-feira a domingo, das 9h às 18h (horário de Brasília), com entrada até 17h.
Ingresso: R$ 20,00 (meia R$ 10,00) crianças até sete anos não pagam.