A preocupação é máxima no Litoral Norte, onde a previsão é de ventos que podem chegar a impressionantes 115 km/h. Na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva, a velocidade prevista é de até 110 km/h. Até mesmo na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, as rajadas devem alcançar 100 km/h. A Defesa Civil ressalta que ventos acima de 70 km/h já são suficientes para provocar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia, elevando o risco de danos a níveis significativos acima da marca de 100 km/h. Um Gabinete de Crise será mobilizado no sábado (8), quando são esperados os maiores estragos.
Recomendações Essenciais à População:
Diante do cenário de risco, a Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção. É crucial evitar áreas arborizadas e não estacionar veículos sob árvores. A ação preventiva imediata inclui recolher objetos soltos em varandas e quintais. A orientação é também evitar áreas abertas, estruturas metálicas e o contato com água, além de nunca tentar atravessar regiões alagadas. Em caso de emergência, os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) devem ser acionados imediatamente. As Defesas Civis de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada para monitorar o fenômeno.
The post Defesa Civil de SP emite alerta de ciclone extratropical com tempestades no estado first appeared on Espaço do Povo.

