Lula sanciona lei que reconhece Abdias do Nascimento como Herói da Pátria

Lula sanciona lei que reconhece Abdias do Nascimento como Herói da Pátria

O ativista recebe o mesmo título de Herói da Pátria concedido ao líder quilombola Zumbi dos Palmares

O artista, político e ativista Abdias do Nascimento agora tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A lei foi assinada por Lula (PT) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (09).

Abdias foi poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos da população negra. Além disso, ele participou da fundação do Movimento Negro Unificado, dedicando-se ao combate ao racismo no Brasil.

O reconhecimento de Abdias inclui sua atuação como consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), bem como seus mandatos como deputado federal e senador. Ele faleceu aos 97 anos em 2011, e suas cinzas foram depositadas na Serra da Barriga, em Alagoas, local que abrigou a República dos Palmares.

Com a decisão de inserir seu nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, também conhecido como Livro de Aço, Abdias recebe o mesmo título de Herói da Pátria concedido ao líder quilombola Zumbi dos Palmares.