A região Norte tende a registrar um aumento mais expressivo comparados às outras regiões do país.
Nas últimas semanas o Brasil vem enfrentando uma onda de calor. Em vários estados os termômetros passaram dos 35ºC. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o mês de setembro estima um aumento de 5,8% no consumo de energia em decorrência das altas temperaturas.
“A previsão de crescimento da carga para setembro é a maior dos últimos meses, reflexo do calor mais intenso e também de uma economia mais aquecida”, afirma Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS.
O aumento na temperatura está ligado ao fenômeno climático El Niño e às mudanças climáticas, causadas pela emissão de gases do efeito estufa.
A região Norte tende a registrar um aumento mais expressivo no uso de energia comparados às outras regiões do país, com 10,6%, seguida por Sudeste e Centro-Oeste, com aumento de 6,1% cada, e Nordeste com 4,2%.
A ONS afirmou que há capacidade para lidar com o aumento da demanda já que os reservatórios estão cheios no final do período seco. Entre os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, estavam nas melhores condições para o mesmo dia em 24 anos.
“Em termos de operação e atendimento da demanda, seguimos preparados para atender a sociedade brasileira. O sistema é robusto, seguro e o cenário é favorável”, declarou Ciocchi.