Paraisópolis recebe lançamento do projeto “Motoboys do Brasil”

Paraisópolis recebe lançamento do projeto “Motoboys do Brasil”

Mostra fica em cartaz de 13 de junho a 17 de julho no Pavilhão Social do G10 Favelas

Em 2022, um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificou 1,5 milhão de pessoas trabalhando por meio de aplicativos e plataformas digitais. Desse total, 589 mil eram trabalhadores de aplicativos de entrega de comida, produtos etc. 

Para contar a história de vida desses trabalhadores tão presentes no cotidiano, na próxima quinta-feira (13), às 10h, será lançado o projeto “Motoboys do Brasil”, no Pavilhão Social do G10 Favelas, localizado na R. Itamotinga, 100. A iniciativa é uma realização da produtora Barro de Chão com patrocínio da Lubrificantes Mobil™, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, e apresentará um projeto multilinguagem com livro, documentário e exposição itinerante. 

O livro “Motoboys do Brasil” oferece uma perspectiva atual da profissão e inclui relatos pessoais e culturais de motoboys por todo o país. Relatos como o de Orlando Padilha Júnior, conhecido nas ruas como Landinho. Motoboy paulista que divide sua rotina nas pistas com o serviço voluntário em um hospital infantil da capital paulista. “Por trás de muitos capacetes tem um cara incrível, que cuida da família, que leva o pão e que está sempre de olho numa oportunidade de ajudar”, declara Landinho.

O material coletado é parte de uma exposição itinerante e uma plataforma digital acessível gratuitamente no canal do projeto no YouTube. De acordo com o CEO da Barro de Chão,  Mauro Rossi, “Motoboys do Brasil” cumpre a missão de reconhecer e valorizar a vida desse segmento social, cultural e profissional essencial para a sociedade brasileira.

Paraisópolis como sede do Lançamento Oficial de “Motoboys do Brasil”

Uma das premissas que nortearam a escolha de Paraisópolis como local para abrigar o lançamento oficial do livro, exposição e documentário “Motoboys do Brasil”, segundo o produtor executivo, Mauro Rossi, foi o fato do local ser, assim como muitas favelas do Brasil, um reduto que acolhe pessoas de regiões diversas do país e um exemplo de organização social de fomento à cultura e a inclusão. 

“As pessoas reunidas nas favelas das periferias do país têm demonstrado força e talento para transformar sua realidade, se mobilizando, aprendendo e empreendendo nos próprios espaços que ocupam, sem perder sua essência. Paraisópolis é um exemplo deste movimento capaz de receber um trabalho de viés nacional, atraindo pessoas e olhares para esse território”, declara Mauro Rossi.

O evento de lançamento será realizado em parceria com o G10 Favelas, bloco de Líderes e empreendedores de Impacto Social nas favelas do Brasil. O G10 tem o propósito de inspirar o país a lançar um novo olhar para as periferias, tornando as comunidades grandes polos de negócios e atrativo para investimentos. Em Paraisópolis, o coletivo já realizou e incentivou importantes iniciativas como o programa de revitalização Cores da Favela e a primeira agência do G10 Bank, banco digital para pessoas físicas e jurídicas moradoras das favelas.

“Queremos derrubar muros, unir propósito e narrativas. Lutamos a vida toda para nos distanciar de estereótipos, acabar com as assimetrias. Projetos como este contribuem para encurtar essas distâncias sociais e mostrar que, unindo esforços, podemos transformar a vida de muitos”, diz Gilson Rodrigues do G10 Favelas.

A mostra “Motoboys do Brasil” fica em cartaz de 13 de junho a 17 de julho no Pavilhão Social do G10 Favelas, com sessões de exibição do documentário e visita guiada à exposição. Em julho, o projeto segue para lançamento na região Nordeste, na cidade de Ilhéus, Bahia.

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto “Motoboys do Brasil” – Livro, Exposição Fotográfica e Documentário. Produzido pela Barro de Chão viabilizado com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e patrocínio dos Lubrificantes Mobil™.

Datas: de 13/06/24 a 17/07/24

Local: Pavilhão Social do G10 Favelas (R. Itamotinga, 100 – Paraisópolis)

Horário:10h

De 24/07/24 a 26/08/24

Local: Teatro Municipal de Ilhéus (R. Jorge Amado, 21 – Centro, Ilhéus)

Horário: 18h

Para mais informações, acesse o Canal do Projeto Motoboys do Brasil no YouTube