As doações são apreensões de mercadorias obtidas de maneira ilícitas, feitas pela Receita Federal.
Materiais apreendidos em ações da Receita Federal serão destinados a penitenciárias femininas. São itens de vestuário, como mantas, casacos, calças e peças infantis. Além de produtos de higiene pessoal e cabelo. As doações fazem parte das diretrizes do programa do Governo Federal, Mulher Cidadã, que visa auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A mudança de destino das apreensões agrega valor social aos materiais. A iniciativa irá devolver à sociedade mercadorias apreendidas que foram obtidas de forma ilícita.
Fernanda Santiago, assessora especial do ministro da fazenda, afirma: “Essa é uma entrega baseada no compromisso de atender a uma demanda de inclusão social e de um desenvolvimento mais sustentável do país.”
O programa Mulher Cidadã, é uma iniciativa que busca ofertar ações de orientação e capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade ou risco social. O programa auxilia mulheres a sair da informalidade e conquistar a segurança social.
Atualmente o Brasil possui 42 mil mulheres privadas de liberdade e apenas 20% destas mulheres recebem visitas da família, conforme dados do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias).
Fonte: Governo Federal