Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrada no início de agosto, com objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da amamentação e promover a defesa dessa prática, considera essencial para a saúde da criança, da mulher, da sociedade e do planeta.
O Ministério da Saúde realiza anualmente a campanha em âmbito nacional, e o tema em 2023 é “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.
Um projeto-piloto está sendo desenvolvido para que em todas as unidades do SUS no país tenham salas de amamentação, uma iniciativa que visa apoiar mães que trabalham fora, especialmente aquelas que estão no mercado informal e não têm o amparo previsto na Constituição. Nos estados do Pará, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Paraná já tem unidades em funcionamento.
Benefícios da amamentação
A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, com grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos. Ao mesmo tempo, traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.
Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças nessa faixa etária.
Fonte: Ministério da Saúde