Tem dinheiro esquecido? Veja como consultar e sacar valores

As pessoas que possuem “dinheiro esquecido” terão trinta dias para resgatar a quantia. Após esse prazo, o valor será transferido para o Tesouro Nacional.

O Banco Central divulgou que R$ 8,56 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). Esses dados são referentes ao mês de julho. Por meio desse sistema, disponibilizado pelo Banco Central, é possível consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas têm algum valor esquecido em bancos, consórcios ou outras instituições. Para consultar os valores, basta acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico.

O dinheiro deverá ser transferido por meio da chave Pix. Caso não tenha nenhuma chave cadastrada, entre em contato com a instituição financeira para combinar a melhor forma de receber o valor. Outra opção é criar a chave Pix e retornar ao sistema para solicitar a transferência; essa é a forma mais fácil e ágil. No caso de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para realizar a consulta e preencher um termo de responsabilidade.

Projeto de lei

Nesta terça-feira (17), o presidente Lula aprovou o projeto de lei 14.973/24, que prevê a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia. Esse mesmo projeto autoriza o governo a utilizar esse “dinheiro esquecido” em contas bancárias como forma de equilibrar as contas públicas, compensando a renúncia fiscal concedida às empresas brasileiras.