Abril azul: conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista 

Abril azul: conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista 

Em São Paulo, durante o mês serão realizadas rodas de conversas, oficinas de artes, culinárias e campanhas de sensibilização sobre o tema em todas as regiões da cidade.

Com o objetivo de esclarecer a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e diminuir o preconceito em relação ao tema, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), promove durante a próxima semana, em todas as regiões da cidade, uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2/04.

Os eventos para marcar a data se somam a uma série de ações permanentes adotadas pela Prefeitura no que diz respeito ao atendimento aos que necessitam de tratamento e serviços específicos e à conscientização da população. Uma dessas pessoas é Pedro Foroni, de 25 anos, que tirou a carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em uma edição do “Incluí Sampa”, iniciativa da Prefeitura que oferece serviços e orientações para a população com foco na inclusão das pessoas com deficiência.

“Nunca tinha visto alguém realizar um mutirão com serviços específicos para pessoas com deficiência”, disse. “Fui com meu filho em uma das edições do “Inclui Sampa”. Nesse serviço teve mãe que tirou RG, o Pedro [seu filho] tomou vacina, crianças receberam óculos, tinha a SPTrans, foram muitos serviços juntos, como se fosse um Poupatempo só para nós. Meu filho, inclusive, fez a carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. disse Daniela Foroni, mãe de Pedro.

Além disso, os Centros Especializados de Reabilitação (CERs) oferecerão programação especial durante o período, com rodas de conversas, oficinas de artes, palestras e ações recreativas. O CER III Sé, na região central, promoverá palestras todas as quintas-feiras do mês sobre o transtorno para familiares e cuidadores, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre o TEA.

A iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas ao longo de todo o mês, que envolvem mensagens de sensibilização estampadas em ônibus adesivados e em relógios de rua. Também em parceria com a SMPED, a SPTrans elaborou uma edição especial do Jornal do Ônibus, que estará fixada nos coletivos de 1º a 15 de abril.

Programação Semana Municipal de Conscientização do Autismo

 – 01 a 08/4 – Mensagem nos Relógios da Cidade;

– 01 a 15/4 – Edição sobre o tema no Jornal do Ônibus (SPTrans);

– 01 a 30/4 – Ônibus adesivados com a identidade visual da campanha (SPTrans);

– 06/04 – Cultura Inclusiva – Visita Neo Química Arena para pessoas com autismo.

 Confira a programação completa no site da prefeitura de São Paulo

FONTE: Prefeitura de São Paulo