Em Parelheiros-Marsilac, na zona sul da cidade, a temperatura chegou a -1,7°C
A madrugada desta terça-feira (27) foi a mais fria do mês de agosto e também do ano na cidade de São Paulo. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo registraram média de 4,7°C. Em Parelheiros-Marsilac, na zona sul da cidade, a temperatura chegou a -1,7°C, que também é recorde de mínima absoluta do ano.
Segundo o CGE, a terça-feira será marcada por predomínio de sol entre poucas nuvens e sensação de frio no decorrer do dia. A temperatura máxima não deve superar os 18°C, enquanto os menores índices de umidade do ar se mantêm ao redor dos 40%. Até o momento, o recorde de frio em 2024 tinha sido registrado no dia 11 de agosto com 6,8°C.
De acordo com o banco de dados do CGE, o volume total de precipitação desde o início de agosto até hoje às 07h é de 42,5mm, o que equivale a 42,6% acima da média esperada para agosto, que é de 29,8mm. Desde a última sexta-feira (23) a Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas.
Para amanhã (28) a previsão é de que o dia comece com névoa úmida e céu nublado. Segundo o CGE, durante a madrugada os termômetros podem ficar em média na marca dos 8°C. Com o predomínio de sol no decorrer do dia, a máxima pode chegar aos 21°C durante a tarde, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 45%.
O frio deve melhorar a partir de quinta-feira (29) com aumento da temperatura de forma gradual principalmente na parte da tarde. Ainda de acordo com o CGE, os termômetros podem registrar durante a madrugada por volta dos 12°C, céu com poucas nuvens e predomínio de sol desde o amanhecer. A temperatura máxima deve atingir os 25°C, com percentuais mínimos de umidade do ar ao redor dos 40%. Não há previsão de chuva para a cidade de São Paulo e Região Metropolitana. O final de semana promete ser de tempo aberto, com sol e sem previsão de chuva.
Confira algumas recomendações da Defesa Civil para se proteger contra hipotermia e doenças respiratórias durante períodos de frio:
– Mantenha-se bem agasalhado e não fique muito tempo exposto a um ambiente frio;
– Mantenha-se hidratado;
– Evite banhos prolongados ou com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;
– Use soro fisiológico para hidratar olhos e narinas;
– Importante manter fonte de ventilação em locais fechados para facilitar a circulação do ar e diminuir a concentração de vírus, bactérias e alérgenos no ambiente;
– Para ajudar pessoas em situação de rua diante de baixas temperaturas, solicite uma abordagem da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social, que funciona 24 horas por dia, por meio da Central 156.