No último domingo (14), a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, realizou a eleição da nova diretoria de sua associação de moradores, a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, para os próximos 3 anos. O processo eleitoral tornou-se um momento para aumentar o debate em torno de temas que mexem com a vida local, como o programa de urbanização da comunidade, a geração de empregos e a alfabetização de jovens e adultos, que a associação realiza com o programa Escola do Povo.
Depois de 2 anos na presidência da União, Gilson Rodrigues foi eleito com nova diretoria e 81,11% dos votos. Para Gilson, a eleição é resultado da dedicação à comunidade. “Paraisópolis vem passando por um processo intenso de mudanças nos últimos anos, a urbanização está acontecendo, mais escolas construídas, saneamento básico chegando a todos, mais empregos sendo gerados, milhares de moradores já deixaram a escuridão do analfabetismo, entre outras conquistas que obtivemos com nossa união. É nesse momento importante que elegemos uma nova diretoria composta por dezenas de lideranças que atuam em todas as regiões de nossa comunidade, e o apoio de inúmeros parceiros que se envolveram para tornar tudo isso realidade”, ressaltou.
Segundo ele, “com a aprovação que veio das urnas, nossa luta só se fortalece para garantir tudo que temos direito e acelerar o crescimento e desenvolvimento de nossa comunidade”.
A organização da disputa contou com centenas de colaboradores. E para garantir que todo morador declarasse sua vontade nas urnas, foi distribuído pela comunidade 24 locais de votação em suas 5 microrregiões, sempre tendo um local próximo a residência do morador.
A eleição contou com participação de mais de 3.200 eleitores e consagrou a Chapa 1 – Todos Unidos por Paraisópolis, presidida por Gilson, com 2.683 votos (81.11% dos votos). Esta foi a maior votação que uma diretoria recebeu desde a fundação da União. A chapa 2 – Renovação Total, presidida por Zé Maria obteve 614 votos (18.88% dos votos).