Programa Einstein na Comunidade capacita profissionalmente jovens e adultos de Paraisópolis

Paraisópolis é a segunda maior comunidade carente de São Paulo, com cerca de 80 mil habitantes, caracterizada por uma população jovem e com baixa escolaridade. Segundo dados da prefeitura SP, o desemprego associado à ausência de oficinas profissionalizantes é um dos maiores problemas existentes na comunidade.
O Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis com o Departamento de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein tem investido na área de Capacitação Profissional como mais uma alternativa de trabalho, geração de renda e desenvolvimento social para a comunidade.
Os cursos têm como objetivos: contribuir para a capacitação profissional de jovens e adultos enfatizando o desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho, fomentar a atitude empreendedora e contribuir para inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.
Durante o período de formação, os alunos recebem a oportunidade de participação em oficinas complementares e atividades diversas de cultura, lazer e de incentivo para inclusão no mercado de trabalho.
A implementação dos cursos na comunidade tem despertado grande interesse da população, 751 pessoas inscritas para os cursos nas áreas de Gastronomia, Moda e Beleza, desses 299 jovens e adultos foram selecionados e 209 conseguiram concluir o curso.
Resultados preliminares indicam que cerca de 38% (80/209) dos participantes que concluíram os cursos construíram iniciativas de autogestão, alternativa de geração de renda e trabalho. Os alunos referem ainda possibilidade de aperfeiçoamento, reconhecimento e desenvolvimento profissional nas atuais ocupações e perspectivas de colocação a curto prazo.
Em 2010 a ideia é potencializar as ações e as perspectivas de articulação com as organizações da comunidade na realização de ações que fomentem a atitude empreendedora e o potencial de geração de renda da comunidade.
Além dos cursos de capacitação no PEC-P 313 jovens e adultos tem realizado os cursos realizados em parceria com a Escola Técnica (Centro de Educação em Saúde Abram Szajam), SENAC Santo Amaro e Unibes.
Em 10 de dezembro de 2009 acontecerá no anfiteatro do Hospital Albert Einstein formatura dos alunos que concluíram os cursos de capacitação no PEC-P, nesse evento será realizado desfile de lançamento da Coleção Outono/Inverno 2010 produzido pelos alunos do curso de Moda e Beleza. O evento contará com a presença dos parceiros, voluntários, profissionais, familiares e representantes da comunidade.
Eliana Pereira Silva
Núcleo Serviço Social
Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis

CURSOS BENEFICIÁRIOS
Capacitações PECP
Gastronomia 223
Moda 29
Beleza 47
Escola Técnica
Camareiro Hospitalar 55
Copeiro Hospitalar 28
Rotinas Administrativas 40
UNIBES 44
SENAC Santo Amaro
Programa de Preparação para o Trabalho 27
Agente de Desenvolvimento Local 07
Empreendedor de Pequenos Negócios 22
TOTAL 522

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.