São Paulo ganha mais 300 Pontos de Cultura, Paraisópolis tem 3 projetos aprovados

Dentre esses 300 Pontos de Cultura, Paraisópolis foi contemplado com a aprovação de 3 projetos
Estação Paraisópolis : Instituto Entreatos de Promoção Humana
Arquitetura Social : Espaço Múltiplo Inclusão Social
Repiques na Mão, Afoxé, Cacarecos e Barangolés, uma Quizomba no Barracão dos Sonhos : Projeto Oficina de Percussão Barracão dos Sonhos

SÃO PAULO – Com o Salão Nobre da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo abarrotado, o Ministério da Cultura (MinC) e o governo estadual anunciaram na manhã desta segunda-feira (16), em São Paulo, os projetos vencedores do edital Pontos de Cultura, que repassa recursos a iniciativas culturais de municípios de todo o Brasil. Nos próximos três anos, serão destinados R$ 54 milhões a 300 entidades de 180 cidades paulistas, em uma parceria inédita entre o MinC e a Secretaria da Cultura.
Cerca de 1,2 mil projetos haviam se pré-candidatado para participar do prêmio, voltado a pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam atividades ligadas à arte, educação, cidadania e economia solidária. “A preocupação maior é com os municípios menores, que sofrem por problemas de escala e quadros governamentais menos preparados”, disse na cerimônia o secretário estadual de Cultura, João Sayad, comemorando que os pontos vão abranger 25% do total de cidades de São Paulo.
A partir da próxima semana, começa o período de entrega de documentos e assinatura de contrato das entidades selecionadas. No início de 2010 é que os Pontos de Cultura devem começar a funcionar como uma rede, trocando ideias e experiências. “Isso é a base para que daqui três anos eles sejam de fato pontos de referência de cultura, e talvez nem precisem de aportes do governo”, afirmou o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão Cultural da secretaria, André Sturm.
Atualmente, 2,3 mil Pontos de Cultura estão em atividade no País. Com aqueles anunciados hoje, São Paulo reúne quase 500. A lista completa dos projetos selecionados está disponível no site da Secretaria da Cultura.

Do Último Segundo – Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *