Seleção de judô mostra a importância do esporte para crianças de Paraisópolis

Do Estadao.com.br

Muito mais que apenas formar competidores, as artes marciais têm um importante papel de inclusão social. Para reforçar tudo isso, nada melhor do que ver de perto o exemplo de atletas de sucesso. Afinal, eles demonstram que todo o esforço é recompensado no final.
E foi exatamente isso que aconteceu para crianças de Paraisópolis, em São Paulo. Cerca de 50 atletas que começaram recentemente a praticar judô receberam a visita da seleção que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres.
Em uma tarde descontraída, todos puderam interagir com os 14 lutadores olímpicos, entre eles Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Sarah Menezes, Flávia Gomes, Mayra Aguiar e Rafaela Silva.
O encontro surgiu após a conquista de seis atletas mirins, que competiram e ganharam medalhas nos Jogos Escolares. A única menina do grupo, Martinha de Araújo Silva, de 14 anos, deixou a vergonha de lado e demonstrou para os judocas olímpicos como fez para vencer as suas duas lutas por ippon. “Quero seguir no esporte. Quem sabe até chegar a representar o Brasil em uma Olimpíada. No judô, resolvemos os problemas no tatame. Aqui é como uma família”.
Nascida e criada na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, a judoca olímpica Rafaela Silva conhece de perto a importância do esporte na conquista de uma vida melhor. Afinal, começou a praticar o judô em um projeto na comunidade e, enquanto treinava forte para chegar aos seus objetivos, viu alguns amigos seguirem outros caminhos. “O esporte consegue tirar as crianças das ruas e dar uma oportunidade”.
Confira como foi o encontro em Paraisópolis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.