Representantes entregaram ao Secretário Guilherme Simões, um documento contendo propostas que devem ser implementadas de acordo com a necessidade do território.
No último sábado, 18 de novembro, foi a vez do Grajaú, periferia mais populosa da cidade de São Paulo receber a Caravana das Periferias na quadra da organização Comunidade Cidadã, no bairro Parque América.
O evento, realizado pelo Ministério das Cidades e organizado pela Secretaria Nacional de Periferias, teve como objetivo reunir representantes de bairros periféricos com o poder público, a fim de dialogar sobre seus desafios e dar visibilidade às potencialidades desses territórios.
O encontro começou com a apresentação do Pagode da 27, tradicional grupo de samba presente no Grajaú há mais de 15 anos, e com a declamação de integrantes do Slam da Guilhermina, coletivo periférico que existe desde 2012, promovendo a leitura e a poesia falada toda última sexta-feira do mês na praça Guilhermina, zona leste da cidade.
Lideranças comunitárias e movimentos sociais marcaram presença, tendo a oportunidade de apresentar e entregar ao secretário Guilherme Simões um documento contendo propostas que devem ser implementadas de acordo com a necessidade do território. Dentre essas propostas, destacam-se temas como regularização fundiária e preservação ambiental, abordados nos eixos apresentados: meio ambiente, cultura, moradia, educação e trabalho e renda. Isso contribuiu para mostrar a realidade do dia a dia da periferia.
O ministro das Cidades, Jader Filho, participou de maneira virtual no evento, enfatizando a relevância da Caravana das Periferias no âmbito do Ministério das Cidades. Ele destacou a orientação recebida do presidente Lula, ressaltando a importância de ouvir atentamente as vozes das periferias: “É crucial compreender os desafios e as potencialidades dessas comunidades, de modo a garantir que as soluções identificadas possam ser disseminadas e aplicadas em periferias de outras regiões”.
Já Guilherme Simões ressaltou que já passou da hora dos moradores das periferias serem ouvidos, declarando: “Chegou a hora, as periferias estão gritando faz tempo, chega de falta de moradia, vamos construir nossa cidade, chegou a hora de dar as mãos, de ter uma administração de mãos dadas com o governo federal”.
Durante o evento, foi anunciada a parceria entre a GiZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional, especializada em projetos de cooperação técnicos e de desenvolvimento sustentável, e a Secretaria das Periferias, destacando o programa “Mulheres Negras Liderando Cidades Resilientes”. O objetivo da parceria é fortalecer mulheres negras líderes de coletivos e organizações territoriais, oferecendo assistência para melhorias ambientais e adaptação climática em territórios urbanos.
Participaram da Caravana os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Alfredinho (PT-SP), a diretora de Transformação Urbana da GiZ, agência de cooperação internacional da Alemanha, Sarah Habersack, a diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Geral da Presidência da República, Izadora Brito, e a deputada estadual Ediane Maria (PSOL-SP).