O câncer de próstata é o segundo maior tipo de câncer que atinge a população masculina no Brasil
Com a chegada do mês de novembro, a campanha Novembro Azul chama a atenção para as doenças que afetam o público masculino, com ênfase no câncer de próstata. O objetivo desta campanha é disseminar informações sobre a saúde masculina e reforçar as diretrizes do Ministério da Saúde que visam a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens no Brasil, ficando atrás somente dos tumores de pele não melanoma. Estima-se que nos próximos três anos (2023-2025), aproximadamente 71.730 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados. Atualmente, essa doença é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer, sendo mais comum em homens com mais de 60 anos, especialmente aqueles com histórico familiar da doença. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aconselha que os homens estejam atentos a qualquer sinal de mudança em seu corpo e busquem assistência médica o mais rápido possível para obter um diagnóstico.
Para reduzir o risco de câncer de próstata, é recomendável que os homens realizem exames médicos regularmente, adotem um estilo de vida mais saudável, incluindo a prática de atividades físicas, uma dieta equilibrada, evitem o consumo de bebidas alcoólicas e não fumem, a fim de prevenir doenças crônicas, incluindo o câncer.
Fonte: Ministério da Saúde