Covid-19: vacinação para todos no calendário nacional em 2024

Covid-19: vacinação para todos no calendário nacional em 2024

O Brasil segue a tendência global com oscilações no número de casos de Coronavírus.

A vacinação contra a Covid-19 será integrada no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024. A recomendação será focada em diferentes grupos, com prioridade para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Esses grupos incluem idosos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, residentes em instituições de longa permanência e seus funcionários, pessoas com deficiência permanente, detentos maiores de 18 anos, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas em situação de rua. Essa inclusão passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).

O Brasil segue a tendência global com oscilações no número de casos de Covid-19. De acordo com o último Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em 30 de outubro, foram registrados aumentos de casos na população adulta de alguns estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Na região Sul, o crescimento das notificações manteve um ritmo lento.

A vacinação é a principal estratégia para combater o vírus e as formas graves da doença. Atualmente, as vacinas estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Indivíduos maiores de 18 anos que já receberam pelo menos duas doses da vacina devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente. Aqueles que ainda não completaram o esquema de vacinação ou têm doses de reforço pendentes podem atualizar sua caderneta de vacinação nas unidades de saúde.

A imunização é uma prioridade do governo federal, que lançou o Movimento Nacional pela Vacinação em fevereiro, com o objetivo de aumentar as taxas de vacinação no país. Você pode verificar seu histórico de vacinação no aplicativo ConecteSUS Cidadão ou no Cartão de Vacinação em papel, preenchido pelo profissional de saúde. Também é possível verificar a situação na unidade de saúde, apresentando documentos pessoais e/ou o Cartão do SUS ao profissional de saúde para verificação.

Fonte: Ministério da Saúde