Mais de 51 mil casos confirmados e 11 mortes em 2024 no estado de SP
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo confirma 11 mortes por dengue no estado desde o início do ano. Os óbitos foram registrados em 8 cidades: São Paulo, Guarulhos, Bebedouro, Pindamonhangaba, Taubaté, Pederneiras, Tremembé e Marília. O número de casos confirmados da doença já chega a 51.175, um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano passado. Na capital paulista, são 10.761 casos confirmados, 1 morte confirmada e 3 em investigação.
O Ministério da Saúde enviou 79,4 mil doses da vacina contra a dengue para 11 cidades do estado de São Paulo. As doses estão em Mogi das Cruzes e serão distribuídas para as prefeituras a partir de sexta-feira (16).A vacinação irá beneficiar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A capital paulista não está na lista das cidades que receberão a vacina neste momento. A Secretaria Municipal da Saúde solicitou o envio imediato de doses para a cidade.
No dia 25 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou a lista de 500 municípios brasileiros que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue. Entre os municípios paulistas, apenas 11 foram contemplados: Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis.
A capital paulista, que registra um aumento significativo no número de casos de dengue neste início de 2024, não está na lista.
Diante da alta no número de casos, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo enviou um ofício à ministra da Saúde, Nísia Trindade, no dia 30 de janeiro.
No ofício, o secretário Luiz Carlos Zamarco se mostra surpreso com a ausência da capital na lista do primeiro lote de imunizantes e destaca que a cidade possui estrutura adequada para o recebimento e aplicação das doses.
Zamarco argumenta que a vacinação é fundamental para conter o avanço da doença na capital, especialmente considerando o aumento de casos neste ano.
Somente nas três primeiras semanas de 2024, o número de casos confirmados de dengue na capital paulista mais do que quadruplicou em comparação com o mesmo período do ano passado.