Jornal ficou em primeiro lugar na categoria vídeo reportagem com a matéria “Da favela para a favela: negócio social leva compras on-line para moradores de becos e vielas”. O segundo lugar ficou com Agência Mural e o terceiro, com EPTV Ribeirão Preto
Na manhã desta quinta-feira (31/08), a equipe do Jornal Espaço do Povo recebeu o prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia aconteceu no auditório do Sebrae-SP.
O jornal, que faz parte do Grupo Cria, negócio de impacto social voltado para comunicação de favelas, ficou entre os três finalistas na categoria vídeoreportagem com a matéria intitulada “Da favela para a favela: negócio social leva compras online para moradores de becos e vielas”. A equipe conquistou o primeiro lugar, concorrendo ao lado da EPTV de Ribeirão Preto e Agência Mural de Jornalismo das Periferias.
Joildo Santos, fundador do jornal, criado em 2007, ficou emocionado com o resultado.
“É com orgulho que conquistamos o reconhecimento pelo trabalho sério, criativo e profundo que temos buscado praticar nas favelas brasileiras. O jornalismo periférico com foco nos direitos humanos, mas, não só isso, e tenho certeza que muito mais vem por aí, os veículos do grupo Cria irão produzir muito conteúdo relevante e impactante”, disse.
Gisele Alexandre, editora-chefe do jornal, também não conteve a alegria. “Somos um veículo independente que nasceu na favela de Paraisópolis, comprometido em fazer um jornalismo plural e real. Receber esse reconhecimento só prova que o jornalismo
periférico pode ser sim profissional e, mais que isso, ele pode competir de igual para igual com os veículos da imprensa tradicional”.
A disputa que aconteceu de forma estadual em São Paulo, agora terá outra proporção, pois, os ganhadores que foram classificados em primeiro lugar, irão disputar em novembro, em Brasília – DF, a fase regional do prêmio.
“Estamos ansiosos para a etapa regional, pois acreditamos que o material que produzimos tem condições de ser o grande vencedor”, acrescenta Gisele Alexandre.